(ebook) Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em contextos de entender os sentidos da igualdade e o conhecimento especializado do professor

R$35,00

Buscando efetuar uma discussão e reflexão associadas ao conhecimento especializado de cada um de nós, leitores, e considerando  a perspectiva de assumir como ponto de partida o que conhecemos de cada tópico matemático que temos de abordar e a forma como o conhecemos,  nesta viagem especializada nosso foco de atenção está direcionado ao desenvolvimento do Pensar matematicamente em contexto algébrico, em particular associado a diferentes formas e contextos que permitem atribuir significado à igualdade. Essa discussão busca possibilitar ao leitor também ir criando uma imagem mental de diferentes contextos, de modo que os exemplos que fornece e explora com os seus alunos não sejam prototípicos e permitam práticas generalizadoras de entendimento, conhecimento e formas de Pensar matematicamente. Apresentamos uma Tarefa para os alunos e discutimos com eles o conhecimento requerido para efetuar uma implementação que mantenha a demanda cognitiva associada à conceitualização dessa tarefa, incluindo as cinco dimensões fundamentais para essa implementação. Retomando os questionamentos iniciais, buscamos sintetizar o conteúdo do conhecimento especializado que esperamos que o leitor tenha desenvolvido ao longo desta viagem especializada. E concluímos com uma discussão teórica, com exemplos, associada ao nosso conhecimento especializado requerido para desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos e o entendimento dos sentidos da igualdade como elemento gerador de uma atenção especializada à estrutura matemática envolvida em cada situação e contexto de (des)igualdade.

Categorias: ,

Descrição

Neste livro da Coleção CIEspMat – Formação, Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em contextos de entender os sentidos da igualdade e o conhecimento especializado do professor, partimos do que conhecemos de igualdade e de como a conhecemos, e do que fazemos, nas nossas práticas, para desenvolver o conhecimento associado ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Com esse fito, de modo a pensar também na transferibilidade entre a formação e a prática, assumimos uma abordagem pedagógica envolvendo o leitor em um conjunto de diálogos e discussões entre uma professora com vários anos de experiência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (a Prô Guida), e os formadores Miguel e Alessandra, que são formadores de professores e efetuam essa viagem de ida e volta entre os mais recentes resultados de pesquisa e a prática matemática com os alunos.

Buscando efetuar uma discussão e reflexão associadas ao conhecimento especializado de cada um de nós, leitores, e considerando  a perspectiva de assumir como ponto de partida o que conhecemos de cada tópico matemático que temos de abordar e a forma como o conhecemos,  nesta viagem especializada nosso foco de atenção está direcionado ao desenvolvimento do Pensar matematicamente em contexto algébrico, em particular associado a diferentes formas e contextos que permitem atribuir significado à igualdade. Essa discussão busca possibilitar ao leitor também ir criando uma imagem mental de diferentes contextos, de modo que os exemplos que fornece e explora com os seus alunos não sejam prototípicos e permitam práticas generalizadoras de entendimento, conhecimento e formas de Pensar matematicamente. Apresentamos uma Tarefa para os alunos e discutimos com eles o conhecimento requerido para efetuar uma implementação que mantenha a demanda cognitiva associada à conceitualização dessa tarefa, incluindo as cinco dimensões fundamentais para essa implementação. Retomando os questionamentos iniciais, buscamos sintetizar o conteúdo do conhecimento especializado que esperamos que o leitor tenha desenvolvido ao longo desta viagem especializada. E concluímos com uma discussão teórica, com exemplos, associada ao nosso conhecimento especializado requerido para desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos e o entendimento dos sentidos da igualdade como elemento gerador de uma atenção especializada à estrutura matemática envolvida em cada situação e contexto de (des)igualdade.

Volume 15
Autores: Miguel Ribeiro; Alessandra Almeida
ISBN Físico: 978-65-84876-10-1
ISBN Digital: 978-65-84876-11-8
Número de páginas: 142
Formato do livro: 14cm por 21cm

 

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em contextos de entender os sentidos da igualdade e o conhecimento especializado do professor”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…