Especialidade Profissional em Educação Matemática

CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

(380 horas online com encontros síncronos aos sábados de manhã de 9:00 a 12:00 – 18 meses

Início 06 de maio de 2023 

Pré-Inscrição

Professor Responsável: Miguel Ribeiro 

 

Objetivo: Contribuir para a melhoria da prática docente na Educação Infantil e Anos Iniciais, com foco na exploração de conceitos e ideias matemáticas com efetiva compreensão. Discutir e promover o desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor por forma a que os alunos entendam o que fazem e porque o fazem a cada momento, deixando a “porta aberta” para aprendizagens futuras. Pretende-se, nesse processo, discutir e explorar o uso de diferentes recursos e representações de forma articulada, e com correspondência, com os temas matemáticos envolvidos.

Procedimentos Metodológicos: Serão discutidos resultados de pesquisas com foco nas aprendizagens dos alunos e no conhecimento do professor sobre os diferentes temas das disciplinas. Serão também elaboradas e discutidas, com os participantes, tarefas a serem aplicadas em sala de aula, para uma posterior discussão e reflexão sobre o que ocorreu durante a implementação e de como as tarefas e discussões subsequentes poderiam ser melhoradas.

(Para informações sobre as referências de cada módulo consultar os livros da Coleção Formação e da Coleção Brincar com intencionalidade matemática em www.ciespmat.com.br e em www.editoracognoscere.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo 1: CONCEITO DE MEDIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Módulo 2: PENSAMENTO NUMÉRICO E CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR

Módulo 3: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Módulo 4: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Módulo 5: LITERACIA E PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Módulo 6: DA CLASSIFICAÇÃO À CONCEITUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA

Módulo 7: FORMAS DE VER E ATRIBUIR SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA

Módulo 8: A PESQUISA NA E PARA A MELHORIA DA PRÁTICA

 

  • todos os módulos de 1 a 7 são de 40 horas – 18 horas síncronas e 22 horas de trabalho assíncrono
  • todos os módulos contam com discussões articuladas envolvendo conexões com outros tópicos matemáticos e outras etapas educativas
  • cada um dos módulos focam no desenvolvimento do nosso conhecimento interpretativo e especializado enquanto professores associado aos temas e tópicos matemáticos específicos
  • todos os módulos têm como ponto de partida o que já fazemos na nossa prática enquanto professores e buscam discutir, refletir e ampliar essa prática matemática considerando os mais recentes resultados de pesquisa que se focam na melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas das crianças e dos alunos 

Módulo 1: CONCEITO DE MEDIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL (06/05/2023 a 08/07/2023)

Ementa: A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do conceito de medida, abordando temas como: comprimento, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, tem por objetivo último a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Objetivo: Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números, – Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais, – Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas, – Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos, – Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas.

Procedimentos Metodológicos: Visando promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado dos professores cursistas, serão propostas e discutidas tarefas apoiadas na exploração de materiais, formulação e resolução de problemas passíveis de serem aplicados e compreendidos por alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor serão discutidas respostas críticas ou inesperadas de alunos a tarefas aplicadas em sala de aula, com o intuito de atribuir significado às mesmas e de reconhecê-las como ponto de partida para outras soluções matematicamente corretas. Serão preparadas e discutidas tarefas para a sala de aula que possam promover o desenvolvimento do conhecimento e capacidades dos alunos, sendo o foco das discussões durante essa preparação o conhecimento do professor envolvido (necessário) a uma sua implementação com os alunos.

 

Módulo 2: PENSAMENTO NUMÉRICO E CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR (12/08/2023 a 17/10/2023)

Ementa: Este curso busca promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor no âmbito do Pensamento Numérico de forma a contribuir para a melhoria da prática em contextos envolvendo também o sentido de número e de operação. Assim, as tarefas matemáticas a serem implementadas e exploradas buscam permitir desenvolver conhecimentos, competências e habilidades dos alunos em temas como: características do Sistema de Numeração Decimal, múltiplos sentidos atribuídos ao número, distintos significados das operações aritméticas e conexões envolvendo-as e aos recursos que as permitem modelar, deixando de lado as regras sem compreensão.

Objetivo: Discutir o sentido de Número, suas as múltiplas representações, assim como do SND, enfatizando suas as principais características,-promover um conhecimento relativo ao SND, outras bases e às operações nesses sistemas, ressaltando os elementos nucleares que sustentam tais operações, modelando-os a partir de diferentes recursos,-Elaborar tarefas que possam ser implementadas em sala de aula, atribuindo significados às quatro operações, aos diferentes algoritmos e recursos utilizados para os modelar

Procedimentos Metodológicos: Serão discutidas tarefas passíveis de serem desenvolvidas e/ou adaptadas pelo professor participante em sala de aula. Assim, as discussões terão como foco a melhoria da prática, pelo desenvolvimento do conhecimento interpretativo, ao promover a atribuição de significado às produções dos alunos (respostas ou comentários incorretos ou inesperados), relativamente ao tema deste módulo. No decorrer do curso, é também esperado que os participantes preparem e implementem com seus alunos tarefas, a fim de que possam trazer posteriormente para discussão, e reformulação, junto ao grupo de formação, desenvolvendo, assim, seus conhecimentos especializado e interpretativo, relativos aos temas explorados, ou com potencialidade de o serem – foco nas conexões e nas generalizações longínquas.

 

Módulo 3: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS E NA EDUCAÇÃO INFANTIL (21/10/2023 a 16/12/2023)

Ementa: O tema das frações perpassa toda a escolaridade, tornando-se essencial uma discussão sobre a sua essência, dificuldades dos alunos e conhecimento do professor associado. Neste curso iremos partir da discussão e análise de situações da prática e dificuldades dos alunos como elementos para articular o conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática e as potencialidades de uma prática letiva sustentada na resolução e formulação de problemas para a melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos. Iremos discutir, por exemplo, diferentes significados de fração; adição e subtração de quantidades representadas em fração sem conhecer “a regra” desde o Infantil (sem utilização formal do mmc) e como efetuar registros matematicamente válidos (com e sem números).

Objetivo: Preparar e discutir atividades que promovam o desenvolvimento do sentido de número racional,-Discutir atividades e respostas de alunos como ponto de partida para promover o conhecimento especializado do professor que ensina sentido de número racional,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor que ensina sentido de número racional e de operações,- Discutir múltiplas representações (pictóricas, numéricas, escritas) e o conhecimento do professor para navegar entre elas

Procedimentos Metodológicos: Com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento matemático especializado dos professores participantes, serão discutidas atividades no âmbito dos números (em particular das frações), potenciais de serem implementadas tanto na Educação Infantil como nos Anos Iniciais. Serão, também, discutidas as respostas esperadas (pelo professor) e as respostas fornecidas pelos alunos (escritas, pictóricas ou orais). Essas discussões serão catalizadoras para reflexões sobre os conteúdos curriculares de números e resultados da pesquisa focando as aprendizagens e conhecimento do professor. Complementarmente, pretende-se criar e discutir, com os participantes, atividades que possam ser aplicadas em suas salas de aula, para uma posterior discussão e reflexão sobre o que ocorreu durante a implementação e de como as atividades (e sua gestão) poderiam ser melhoradas.

 

 

Módulo 4: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS (24/02/2024 a 13/04/2024)

Ementa: O Pensamento Algébrico é um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender à estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.

Objetivo: Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Procedimentos Metodológicos: O trabalho a ser desenvolvido centra-se na promoção do conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Serão discutidos diferentes entendimentos de Pensamento Algébrico e pensar algebricamente, assumindo a discussão e reflexão de situações da prática (dos participantes e de outrem) um papel central. Partindo de situações da prática discutiremos possíveis respostas de alunos (articulando resultados da pesquisa em Educação Matemática) a algumas tarefas envolvendo as noções centrais a trabalhar no curso, no sentido de promover o desenvolvimento da capacidade de fornecer um feedback construtivo que tenha as produções dos alunos como ponto de partida. Serão preparadas e discutidas tarefas para que sejam implementadas em sala de aula e posteriormente foco de discussão da prática e de formas de a melhorar.

 

Módulo 5: LITERACIA E PENSAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

(27/04/2024 a 29/07/2024)

Ementa: Tendo em mente a importância da coleta e tratamento da informação como meio de atribuir significado aos contextos do dia a dia, esta disciplina tem como objetivo principal auxiliar os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem seu Conhecimento Interpretativo e Especializado relativamente a esta temática. Para tanto, discutiremos os elementos nucleares do Pensamento Estatístico como base para uma Literacia Estatística, incluindo temas como a determinação e enunciação da problemática, conceitos de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos, navegação entre diferentes gráficos e representações gráficas discutindo suas semelhanças e diferenças.

Objetivo: Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor sobre o pensamento estatístico, Preparar tarefas envolvendo elementos nucleares para uma Literacia Estatística, -Discutir tarefas que favorecem a aprendizagem da estatística em diferentes campos de aplicação, especialmente sobre fenômenos aleatórios,-Promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunos, criando as bases para uma compreensão estatística do mundo, perspectivando aprendizagens futuras

Procedimentos Metodológicos: O trabalho a desenvolver terá por base, primeiramente, a discussão de tarefas elaboradas com o objetivo de promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico de alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. Estas discussões, tendo por base também respostas de alunos a essas tarefas, objetivam o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor, por forma a contribuir para a melhoria da prática docente e das aprendizagens matemáticas dos alunos. O trabalho a desenvolver ao longo da disciplina seguirá o mesmo tipo de foco e abordagem que se pretende os professores possam implementar e explorar nas suas aulas, sendo, portanto, centrado na resolução de problemas, na modelagem e na navegação com significado entre diferentes representações e recursos.

Módulo 6: DA CLASSIFICAÇÃO À CONCEITUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA (10/08/2024 a 05/10/2024)

Ementa: Tendo em mente a importância da Geometria no âmbito da aprendizagem matemática dos alunos, esta disciplina tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor que Ensina Geometria na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental associado à classificação e conceitualização de formas geométricas e operações envolvendo-as. Alguns dos temas que serão discutidos relacionam-se com os elementos críticos de uma definição (imagem e definição do conceito), polígonos e não polígonos, construções geométricas, representações e propriedades em Geometria.

Objetivo: Elaborar tarefas com foco no desenvolvimento de um conhecimento, comunicação e argumentação matemática dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Discutir respostas e comentários de alunos no sentido de passarmos a efetivamente “ouvir” os alunos e partir desses comentários para as discussões geométricas, Criar atividades no âmbito da Geometria, discutir a sua implementação em sala com os alunos/crianças, e o conhecimento especializado professor envolvido.

Procedimentos Metodológicos: Partindo da discussão de práticas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental discutiremos alguns dos conceitos centrais no âmbito das formas geométricas e das operações envolvendo-as. Serão discutidas tarefas, jogos e softwares potenciais de serem implementadas tanto na Educação Infantil como nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e respostas e comentários de alunos a essas tarefas, no sentido de discutir e promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor. Complementarmente serão, também, discutidas tarefas que possam ser exploradas em sala de aula para melhorar a prática a partir da prática de cada um.

 

Módulo 7: FORMAS DE VER E ATRIBUIR SENTIDOS E SIGNIFICADOS EM GEOMETRIA (19/10/2024 a 14/12/2024)

Ementa: Tendo por foco o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, no âmbito da Geometria, com este módulo pretendemos discutir temáticas com ênfase primordial, mas não exclusiva, à visualização de formas e figuras geométricas, identificação e classificação de atributos, propriedades e definições, visualização em diferentes perspectivas, representações variadas de figuras geométricas planas e espaciais, composição e decomposição de figuras e transformações geométricas.

Objetivo: Discutir a visualização e raciocínio espacial na análise de figuras e formas geométricas e na resolução de problemas. Ampliar e aprofundar o conhecimento especializado e interpretativo do professor, relativo aos elementos nucleares da visualização e definição em Geometria, à composição e a decomposição de figuras. Preparar e discutir tarefas de Geometria, inclusive destinadas a com deficiência visual, tendo como foco o conhecimento do professor envolvido no processo de preparação e implementação

Procedimentos Metodológicos: Com a função precípua de promover reflexões sobre a melhoria da prática letiva e do conhecimento, capacidades e competências dos alunos, todas as abordagens metodológicas têm como foco de discussão o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Assim, o curso decorrerá tendo por base a preparação, discussão e posterior implementação de tarefas que os participantes podem explorar em suas salas de aula para posterior reformulação e melhoria – tanto das tarefas quanto, prioritariamente, das discussões matemáticas durante as discussões. Essas tarefas discutirão, de forma articulada, temas da visualização, problemáticas das definições múltiplas em Geometria e das transformações envolvendo figuras e formas geométricas.

 

Módulo 8: A PESQUISA NA E PARA A MELHORIA DA PRÁTICA

Ementa: A melhoria da prática, pelo incremento do conhecimento do professor implica uma reflexão crítica e acompanhada no contexto de um grupo. Nesta disciplina iremos abordar diferentes abordagens que sustentem essa discussão, incluindo formas de coletar e analisar a prática, tendo como foco específico o desenvolvimento de uma prática tendo como ponto de partida os comentários e produções dos alunos. Para a melhoria da prática serão discutidos temas como, por exemplo: a importância e uso de vídeo gravações, narrativas, o papel das tarefas, o “ouvir os alunos”, as múltiplas representações.

Objetivo: Discutir e refletir sobre os elementos centrais da realização de uma pesquisa sobre a própria prática matemática,- Elaborar uma pesquisa bibliográfica relativa à problemática (tema) em estudo,- Articular a coleta e analise de dados com a escrita de um trabalho final, na estrutura de um artigo.

Procedimentos Metodológicos: Iremos recorrer à modalidade Blended Learning, envolvendo portanto encontros presenciais e encontros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Os encontros presenciais têm por objetivo refinar as discussões e o trabalho desenvolvido na modalidade à distancia. O trabalho incluirá a leitura e reflexão crítica de textos relativos a diferentes temáticas e problemáticas da Educação Infantil e Anos Iniciais, tanto no que concerne às aprendizagens dos alunos quanto à prática e conhecimento do professor que ensina matemática.

    Inscrições

    Pré-inscrição de 20 de dezembro a 07 de janeiro de 2023 com 30% de desconto (até 10 inscritos) – TERMINADA (Desconto no valor de R$3407,90)

    Pré-inscrição de 21 de março a 31 de março de 2023 com 25% de desconto ou 15% + 10 livros da Coleção Formação (até 10 inscritos) – valor de R$300,00 reais para efetivar a pré-inscrição será descontado depois no valor final (apenas haverá reembolso se não for formada turma – reembolso de 90% do valor)

    Desconto no valor de R$2839,92

    Valor final da especialização com o desconto de 25%: até 24 x R$ 354,99 

    link para a pré-inscrição

    (Início da especialização: maio 2023) 

    link para a inscrição (valor cheio – em breve) 

    Valor (cheio) da especialização: até 24 x R$ 473,32