(ebook) Pensar matematicamente com um foco nas conexões entre Medida, Números e Operações e Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais – discutindo algumas tarefas para a sala de aula

R$49,00

Efetuando uma articulação entre a prática e os mais recentes resultados de pesquisa com foco no nosso conhecimento enquanto professores e nas aprendizagens matemáticas dos alunos, assume-se a centralidade das conexões matemáticas para o entendimento dos alunos e, nesse sentido, iniciamos com um conjunto de discussões com um foco inovador nas especificidades do nosso conhecimento enquanto professores e no conhecimento que nos cumpre associado a cada um dos tópicos matemáticos que se discutem tendo sempre como pano de fundo as conexões e um olhar imediato na prática de sala de aula com os alunos. Essa discussão das especificidades do conhecimento, incluindo o que se refere nos documentos curriculares oficiais, sustenta as propostas de tarefas que se efetuam e as indicações para a sua implementação com os alunos. Ao terminarmos com um conjunto de indicações de o que se espera que possa ter sido desenvolvido em termos de conhecimento ao longo das discussões, buscamos possibilitar também que possamos “terminar com mais dúvidas do que aquelas que tínhamos quando iniciamos”, pois são essas dúvidas e questionamentos que nos fazem mobilizar nosso desejo de procurar formas de nos desenvolvermos profissionalmente e possibilitar que os nosso alunos entendam cada vez mais e melhor matemática, pois também nós passamos entendê-la melhor!

Sumário:
Primeiras Palavras
O que pretendemos com este livro

Capítulo 1
Algumas discussões em torno das especificidades do conhecimento do professor no âmbito dos diferentes temas e tópicos matemáticos
1.1.    Entendendo o conhecimento especializado do professor que ensina matemática
Conhecimento dos Tópicos (KoT)
Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM)
Conhecimento da Prática Matemática (KPM)
Conhecimento sobre o Ensino da Matemática (KMT)
Características da Aprendizagem a Matemática (KFLM)
Conhecimento dos Standards de Aprendizagem da Matemática (KMLS)
1.2.    Princípios fundamentais de Medida
1.3.    Pensamento Algébrico: algumas dimensões centrais
1.3.1    Aritmética Generalizada
1.3.2    Pensamento Funcional
1.4.    Sentidos das operações de adição, subtração e multiplicação
1.4.1 Sentidos da adição
1.4.3 Sentidos da subtração
1.4.4 Sentidos da multiplicação
Capítulo 2
O que nos diz a BNCC com relação aos temas e tópicos matemáticos em discussão
2.1    Tópicos de medida na BNCC
A Grandeza distância na BNCC
A Grandeza área na BNCC
A Grandeza tempo na BNCC
2.2 Regularidades de repetição linear (padrões lineares) na BNCC
2.3 Regularidades de crescimento (sequências recursivas) na BNCC
2.4 Propriedades da multiplicação na BNCC
2.5 Os sentidos das operações de adição, subtração e multiplicação na BNCC
2.5.1 Os sentidos da operação adição na BNCC
2.5.2 Os sentidos da operação subtração na BNCC
2.5.3 Os sentidos da operação multiplicação na BNCC
Capítulo 3
Tarefas para a sala de aula e comentários para possível implementação com os alunos
3.1 Tarefas de Medidas
3.1.1 Medida de uma distância
3.1.2 Descobrindo relações com o Tangram – a medida de área
3.1.3 Medindo a grandeza tempo
3.2 Tarefas de Pensamento Algébrico
3.2.1 Vamos entender a regularidade de repetição
3.2.2 Vamos construir regularidades de crescimento (sequências recursivas de crescimento)
3.2.3 Afinal o que é a tabuada e para que servem “as” propriedades da multiplicação
3.3 Entender e atribuir significado aos sentidos das Operações
3.3.1 A adição e os seus sentidos – juntar e acrescentar
3.3.2 A subtração e os seus sentidos – retirar, completar e comparar
3.3.3 A multiplicação e os seus sentidos – adição sucessiva de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular
Capítulo 4
Alguns elementos centrais que se espera tenham sido desenvolvidos em termos do nosso conhecimento enquanto professores
4.1    Conhecimento pedagógico especializado associado a cada um dos tópicos
Conhecimento sobre o Ensino da Matemática (KMT) nos temas e tópicos em discussão
Características da Aprendizagem a Matemática (KFLM) nos temas e tópicos em discussão
4.2    Conhecimento matemático especializado associado a cada um dos tópicos
Conhecimento dos Tópicos (KoT)nos temas e tópicos em discussão
Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM) nos temas e tópicos em discussão
Conhecimento da Prática Matemática (KPM) nos temas e tópicos em discussão
Referências
Apêndices
Algumas propostas de tarefas para a sala de aula
Medida – distância, área e tempo
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza distância
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza área
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza tempo
Tarefas para identificar e ordenar instantes de tempo
Tarefas para medição de intervalos de tempo
Pensamento Algébrico – regularidades de repetição, regularidades de crescimento e propriedades da multiplicação na tabuada
Regularidade de repetição linear – identificação de uma regularidade
Regularidade de repetição linear – construção de uma regularidade
Regularidade de crescimento – identificação de uma regularidade
Propriedades da multiplicação na tabuada
Sentidos das operações adição, subtração e multiplicação
Adição – sentido de acrescentar
Adição – sentido de juntar
Formulação de problemas associados aos sentidos de acrescentar e de juntar da adição
Subtração – sentido de retirar
Subtração – sentido de completar
Subtração – sentido de comparar
Multiplicação – sentido de adição sucessiva de parcelas iguais
Multiplicação – sentido de combinatória
Multiplicação – sentido de configuração retangular

Volume 1
Autor: Miguel Ribeiro
ISBN: 978-65-9966-82-8-9
Número de páginas: 626
Formato do livro: 16cm por 23cm

SKU: 0000020229-2-1-1 Categorias: ,

Descrição

Efetuando uma articulação entre a prática e os mais recentes resultados de pesquisa com foco no nosso conhecimento enquanto professores e nas aprendizagens matemáticas dos alunos, assume-se a centralidade das conexões matemáticas para o entendimento dos alunos e, nesse sentido, iniciamos com um conjunto de discussões com um foco inovador nas especificidades do nosso conhecimento enquanto professores e no conhecimento que nos cumpre associado a cada um dos tópicos matemáticos que se discutem tendo sempre como pano de fundo as conexões e um olhar imediato na prática de sala de aula com os alunos. Essa discussão das especificidades do conhecimento, incluindo o que se refere nos documentos curriculares oficiais, sustenta as propostas de tarefas que se efetuam e as indicações para a sua implementação com os alunos. Ao terminarmos com um conjunto de indicações de o que se espera que possa ter sido desenvolvido em termos de conhecimento ao longo das discussões, buscamos possibilitar também que possamos “terminar com mais dúvidas do que aquelas que tínhamos quando iniciamos”, pois são essas dúvidas e questionamentos que nos fazem mobilizar nosso desejo de procurar formas de nos desenvolvermos profissionalmente e possibilitar que os nosso alunos entendam cada vez mais e melhor matemática, pois também nós passamos entendê-la melhor!

Sumário:
Primeiras Palavras
O que pretendemos com este livro

Capítulo 1
Algumas discussões em torno das especificidades do conhecimento do professor no âmbito dos diferentes temas e tópicos matemáticos
1.1.    Entendendo o conhecimento especializado do professor que ensina matemática
Conhecimento dos Tópicos (KoT)
Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM)
Conhecimento da Prática Matemática (KPM)
Conhecimento sobre o Ensino da Matemática (KMT)
Características da Aprendizagem a Matemática (KFLM)
Conhecimento dos Standards de Aprendizagem da Matemática (KMLS)
1.2.    Princípios fundamentais de Medida
1.3.    Pensamento Algébrico: algumas dimensões centrais
1.3.1    Aritmética Generalizada
1.3.2    Pensamento Funcional
1.4.    Sentidos das operações de adição, subtração e multiplicação
1.4.1 Sentidos da adição
1.4.3 Sentidos da subtração
1.4.4 Sentidos da multiplicação
Capítulo 2
O que nos diz a BNCC com relação aos temas e tópicos matemáticos em discussão
2.1    Tópicos de medida na BNCC
A Grandeza distância na BNCC
A Grandeza área na BNCC
A Grandeza tempo na BNCC
2.2 Regularidades de repetição linear (padrões lineares) na BNCC
2.3 Regularidades de crescimento (sequências recursivas) na BNCC
2.4 Propriedades da multiplicação na BNCC
2.5 Os sentidos das operações de adição, subtração e multiplicação na BNCC
2.5.1 Os sentidos da operação adição na BNCC
2.5.2 Os sentidos da operação subtração na BNCC
2.5.3 Os sentidos da operação multiplicação na BNCC
Capítulo 3
Tarefas para a sala de aula e comentários para possível implementação com os alunos
3.1 Tarefas de Medidas
3.1.1 Medida de uma distância
3.1.2 Descobrindo relações com o Tangram – a medida de área
3.1.3 Medindo a grandeza tempo
3.2 Tarefas de Pensamento Algébrico
3.2.1 Vamos entender a regularidade de repetição
3.2.2 Vamos construir regularidades de crescimento (sequências recursivas de crescimento)
3.2.3 Afinal o que é a tabuada e para que servem “as” propriedades da multiplicação
3.3 Entender e atribuir significado aos sentidos das Operações
3.3.1 A adição e os seus sentidos – juntar e acrescentar
3.3.2 A subtração e os seus sentidos – retirar, completar e comparar
3.3.3 A multiplicação e os seus sentidos – adição sucessiva de parcelas iguais, combinatória, configuração retangular
Capítulo 4
Alguns elementos centrais que se espera tenham sido desenvolvidos em termos do nosso conhecimento enquanto professores
4.1    Conhecimento pedagógico especializado associado a cada um dos tópicos
Conhecimento sobre o Ensino da Matemática (KMT) nos temas e tópicos em discussão
Características da Aprendizagem a Matemática (KFLM) nos temas e tópicos em discussão
4.2    Conhecimento matemático especializado associado a cada um dos tópicos
Conhecimento dos Tópicos (KoT)nos temas e tópicos em discussão
Conhecimento da Estrutura da Matemática (KSM) nos temas e tópicos em discussão
Conhecimento da Prática Matemática (KPM) nos temas e tópicos em discussão
Referências
Apêndices
Algumas propostas de tarefas para a sala de aula
Medida – distância, área e tempo
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza distância
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza área
Tarefas para a sala de aula para entender a medida da grandeza tempo
Tarefas para identificar e ordenar instantes de tempo
Tarefas para medição de intervalos de tempo
Pensamento Algébrico – regularidades de repetição, regularidades de crescimento e propriedades da multiplicação na tabuada
Regularidade de repetição linear – identificação de uma regularidade
Regularidade de repetição linear – construção de uma regularidade
Regularidade de crescimento – identificação de uma regularidade
Propriedades da multiplicação na tabuada
Sentidos das operações adição, subtração e multiplicação
Adição – sentido de acrescentar
Adição – sentido de juntar
Formulação de problemas associados aos sentidos de acrescentar e de juntar da adição
Subtração – sentido de retirar
Subtração – sentido de completar
Subtração – sentido de comparar
Multiplicação – sentido de adição sucessiva de parcelas iguais
Multiplicação – sentido de combinatória
Multiplicação – sentido de configuração retangular

Volume 1
Autor: Miguel Ribeiro
ISBN: 978-65-9966-82-8-9
Número de páginas: 626
Formato do livro: 16cm por 23cm

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Pensar matematicamente com um foco nas conexões entre Medida, Números e Operações e Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais – discutindo algumas tarefas para a sala de aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…