Curso de Extensão – Medidas 

CONHECIMENTO E PRÁTICAS DO PROFESSOR NO ÂMBITO DA MEDIDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

(40 horas online com encontros síncronos aos sábados de manhã de 9:00 a 12:00

Certificado pela UNICAMP

Início 24 de fevereiro de 2024 

 

 

Professor Responsável: Miguel Ribeiro

datas dos encontros: fevereiro: 24; março: 09; 23; abril: 06; 20; maio: 04; 18

Objetivo: Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Procedimentos Metodológicos: Serão discutidos resultados de pesquisas com foco nas aprendizagens dos alunos e no conhecimento do professor sobre os diferentes temas das disciplinas. Serão também elaboradas e discutidas, com os participantes, tarefas a serem aplicadas em sala de aula, para uma posterior discussão e reflexão sobre o que ocorreu durante a implementação e de como as tarefas e discussões subsequentes poderiam ser melhoradas.

(Para informações sobre as referências de cada módulo consultar os livros da Coleção Formação e da Coleção Brincar com intencionalidade matemática em www.ciespmat.com.br e em www.editoracognoscere.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

MEDIDA COMO UM FENÔMENO 

Ementa: A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do conceito de medida, abordando temas como: comprimento, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, tem por objetivo último a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Objetivo: Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números, – Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais, – Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas, – Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos, – Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas.

Procedimentos Metodológicos: Visando promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado dos professores cursistas, serão propostas e discutidas tarefas apoiadas na exploração de materiais, formulação e resolução de problemas passíveis de serem aplicados e compreendidos por alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor serão discutidas respostas críticas ou inesperadas de alunos a tarefas aplicadas em sala de aula, com o intuito de atribuir significado às mesmas e de reconhecê-las como ponto de partida para outras soluções matematicamente corretas. Serão preparadas e discutidas tarefas para a sala de aula que possam promover o desenvolvimento do conhecimento e capacidades dos alunos, sendo o foco das discussões durante essa preparação o conhecimento do professor envolvido (necessário) a uma sua implementação com os alunos.

 

Pré-Inscrição com desconto de 25% (até 07 fevereiro) – valor pago será descontado posteriormente do valor total

(Após efetivar a pré-inscrição é necessário enviar os documentos por aqui)

Pré – Inscrição

Pré-inscrição até 07 de fevereiro de 2024 com 25% de desconto (até 10 inscritos) – valor de R$500,00 reais para efetivar a pré-inscrição será descontado depois no valor final (apenas haverá reembolso se não for formada turma)

Desconto no valor de R$250,00

link para a pré-inscrição