Construindo o conceito de centena

CIEspMat

Os Princípios Orientadores do Programa do 1.º Ciclo referem que “a construção progressiva do conceito de número, a compreensão do sistema de numeração decimal (…) constituem um dos aspectos mais importantes da aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo”. Nesse sentido, foi preparado um conjunto de tarefas envolvendo estes conceitos, bem como a utilização do ábaco e a comunicação oral, quer dos processos quer das conclusões. Estas tarefas foram preparadas tendo por base a preocupação de que os alunos conseguissem construir progressivamente o conceito de número/centena, e também compreender o sistema de numeração decimal, fazendo estimativas e contagens (até às centenas), efetuando diferentes representações das mesmas quantidades e comunicando as suas estratégias de contagem e a sistematização de conhecimentos. As atividades foram realizadas com uma turma de vinte e quatro alunos do 2.º ano de escolaridade, numa das aulas supervisionadas, no âmbito do Programa de Formação Contínua de Matemática durante a qual o formador solicita com frequência que os alunos lhe expliquem e clarifiquem o seu raciocínio.