Abordagens matematicamente potentes para desenvolver o entendimento dos sentidos da adição

1 mar, 2021

Já está disponível o primeiro livro da Coleção CIEspMat – Formação   

Como professores de e que ensinamos matemática, o nosso objetivo sempre deverá ser o de contribuir para que os nossos alunos possam desenvolver o seu entendimento e conhecimento matemático de cada um dos tópicos que se discutem. Esse entendimento encontra-se associado – e o demanda – a um conjunto de discussões que sejam matematicamente potentes e pedagogicamente instigantes, de modo a cativar os alunos e a explorar, de forma articulada e com conexões dentro de um mesmo tópico e com outros tópicos, cada um dos temas e tópicos matemáticos que eles têm o direito de entender. 

A adição é um desses tópicos, que forma parte do tema das Operações, e o entendimento destas operações – muito além de um saber fazer ou encontrar o resultado correto – tem implicações para as aprendizagens de outros tópicos matemáticos ao longo da escolaridade. Tal como em todas as demais operações, algo central no entendimento da adição, e que tipicamente não é discutido com a profundidade necessária, refere-se aos sentidos da operação, que na adição são dois.

Para que os alunos possam entender as operações e os seus sentidos – ou qualquer outro tema ou tópico – cumpre-nos, enquanto professores, um conhecimento especializado que concorra para que a prática que desenvolvemos seja contributiva para essas aprendizagens matemáticas e que se associem, entre outros, a uma perspectiva especial quanto à formulação e à resolução de problemas e ao seu papel nos contextos de discussão dos sentidos da adição. 

Este livro tem por base um conjunto de discussões associadas aos cursos de formação do CIEspMat, cujo objetivo é desenvolver o Conhecimento Especializado do professor no âmbito da adição; e as discussões aqui apresentadas sustentam-se no que ocorre nos contextos formativos, mas ali as discussões são mais amplas e têm por base as dúvidas, as necessidades e as práticas específicas dos participantes. 

Inicia-se com a apresentação de uma tarefa motivadora e que esperamos possa ser implementada em sala de aula dos Anos Iniciais ou até da Educação Infantil – está pensada para ser implementada idealmente no 1.º ano, mas, caso os alunos ainda não tenham discutido de modo a entender os sentidos da adição, pode e deve ser abordada em outros momentos. Esta tarefa motivadora assume uma perspectiva distinta do que é usual e considera a formulação de problemas e as distintas representações como elementos centrais a discutir com os alunos.    

Posteriormente apresentamos um conjunto de tarefas para a sala de aula que são complementares à tarefa motivadora, mas que apenas têm sentido de explorar se nós mesmos, enquanto professores, nos sentirmos à vontade com a tarefa inicial, já que a exploração associada aos objetivos delineados demanda entender os sentidos da adição e das representações associadas, o que permite atribuir significado aos problemas relacionados a cada um desses sentidos.     

Terminamos com uma discussão síntese associada aos sentidos da adição e a inclusão do que se encontra na BNCC relativamente a esses sentidos. Essa discussão mais teórica busca permitir dar respostas também às questões que foram sendo levantadas ao longo dos capítulos anteriores. Assumimos, assim, uma posição de apenas apresentar os “resultados” após todas as discussões terem já ocorrido. Esta é a abordagem metodológica que consideramos ter maiores potencialidades para as aprendizagens matemáticas dos alunos.