Sobre nós

O CIEspMat

O Ciespmat

surgiu da necessidade de podermos ser interventivos na e para a melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos de matemática, empregando uma abordagem inovadora que considera um efetivo trabalho articulado entre Pesquisa e Formação.

Assumindo a centralidade das especificidades do nosso conhecimento enquanto professores de e que ensinamos matemática (Conhecimento Interpretativo e Especializado), desenvolvemos formações, efetuamos consultorias e desenvolvemos material didático que se focam no desenvolvimento das especificidades do conhecimento do professor que contribui para que os alunos passem a entender o que fazem e por que o fazem, a cada momento, e, assim, desenvolvam prazer em aprender
matemática.

Equipe

Um pouco sobre quem somos nós no CIEspMat

Miguel Ribeiro (Carlos Miguel Silva Ribeiro) é licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha). Realizou três Pós-Doutorados (UNESP – Rio Claro; Universidade de Stavanger – Noruega e Universidade de Lisboa) e desde 2016 é professor na UNICAMP. Ganhou o prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics. Nos últimos 20 anos tem se dedicado à pesquisa e à formação de professores de e que ensinam matemática em diversos países (Portugal, Espanha, México, Chile, EUA, Itália, Noruega), acumulando ampla experiência em contextos de formação e consultoria e desenvolveu uma abordagem inovadora que potencia os resultados da formação focando a qualidade matemática. É Fundador do grupo de pesquisa e formação CIEspMat.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7010299252043637 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Miguel_Ribeiro16

Adilson Dalben é Licenciado em Matemática e em Pedagogia, com especialização em Administração de empresas (1989). É mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de pesquisa são: Formação Docente, Educação Matemática e as relações entre Avaliação Educacional, Qualidade Educacional e Eficácia Escolar. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4968716515745390 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Adilson-Dalben

Alessandra Almeida é doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da PUC –Campinas e colaboradora dos cursos de Pós-graduação da Unicamp.Suas pesquisas tem como foco o conhecimento especializado do professor de e queensina matemática.

Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/0511022288155891  ResearchGate:  https://www.researchgate.net/profile/Alessandra-Almeida-4

Sandra Menezes é doutora em Ensino de Ciências e Matemática e possui mais de 20 anos de experiência como docente da Educação Básica. Atualmente é professora colaboradora dos cursos da FE – Unicamp e no âmbito da pesquisa, tem se dedicado na formação continuada de professores de e que ensinam matemática.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329680299677101   ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Sandra-Menezes-2

Ester Torrezan é pedagoga e mestranda na FE – Unicamp. É especialista em Ensino de Matemática e atua como analista educacional em letramento matemático.  Desenvolve pesquisa com foco no Conhecimento Especializado de e que ensina matemática no âmbito da medida de volume e de capacidade.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6678136658198411   ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Ester-Torrezan

Brenda Reche  é formada em Matemática e Letras – Inglês e mestre em Educação Matemática. Possui experiência como docente no Ensino Fundamental e Médio, e atualmente é doutoranda do Pecim – Unicamp. Sua pesquisa tem foco no conhecimento especializado do professor de matemática por meio de produções textuais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0991960510028105

Marcelo Falcão é licenciado em Matemática, Pedagogia e Especialista em Ensino de Matemática. Trabalha como formador de professores de matemática e é mestrando da FE – Unicamp. Sua pesquisa aborda o conhecimento especializado registrado no manual do professor de matemática no âmbito dos gráficos estatísticos.

CV Lattes  http://lattes.cnpq.br/2942219591070618

Anderson Lunardelli é graduado em Matemática/Pedagogia e Especialista em Ensino de Matemática. Possui experiência como professor do Ensino Fundamental/Médio/ EJA e atualmente é mestrando do Pecim – Unicamp. Sua pesquisa tem foco no conhecimento especializado do professor de matemática no ensino de medidas de tendência central.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2355671824217748

Jefferson Buonafina é bacharel  em Engenharia Elétrica, licenciado em Física e mestre em Ensino de Física. Atualmente é professor do Ensino Fundamental e Médio e doutorando do Pecim – Unicamp. Sua pesquisa tem como foco discutir as aproximações existentes entre o conhecimento especializado do professor de matemática e do professor de física.

CV Lattes: https://lattes.cnpq.br/3281604287709522 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Jefferson-Buonafina

Flávia de Oliveira é licenciada em matemática, especialista em psicopedagogia e trabalha como professora e vice-diretora escolar. É mestranda da FE – UNICAMP e desenvolve pesquisas sobre o conhecimento especializado do professor de e que ensina matemática.

CV Lattes:http://lattes.cnpq.br/6111621334042022    ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia-De-Oliveira-3

Paulo Carrara é Engenheiro Civil e graduando em Licenciatura em Matemática – Unicamp. Atualmente trabalha como professor em curso preparatório para vestibulares. Sua pesquisa tem como foco o Conhecimento Interpretativo do professor no âmbito de Área.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1398719013355326

Janaína Cazita é professora de Matemática do Ensino Fundamental e Médio na rede privada de campinas. É licenciada e especialista em matemática, e atualmente seus estudos baseiam-se no Conhecimento Especializado do Professor de Matemática no âmbito de figuras semelhantes.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9069526844404256

Núbia Ribeiro é licenciada em Matemática com especialização em Educação e Tecnologias e mestranda pela FE – UNICAMP. É professora em efetivo exercício na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Sua pesquisa tem como foco o conhecimento matemático especializado do tópico área identificado no livro didático.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2176908695503348  ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Nubia-Ribeiro-2

Carla Duzzi é pedagoga e especialista em Psicopedagogia. Possui experiência como coordenadora escolar e professora dos anos iniciais. É diretora escolar da rede pública e mestranda da FE – Unicamp. Sua pesquisa tem como foco o conhecimento especializado do professor de matemática no tópico multiplicação.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2015123977994724 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carla-Ribeiro-4

Fernando Santos é licenciado em matemática e atualmente trabalha como professor na Faculdade SESI – SP. Como mestrando da FE – Unicamp, desenvolve pesquisas com foco no conhecimento especializado do professor de matemática no tópico de figuras geométricas bidimensionais e tridimensionais.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8458910084826191 

Mariana Neves é pedagoga, Especialista em tecnologia e professora dos anos iniciais da rede pública de ensino. É mestranda pela FE – Unicamp e desenvolve pesquisas com foco no pensamento estatístico e ciclo investigativo.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9447962168069629

Ligia Espitti é pedagoga, licenciada em Matemática, Letras e Artes Visuais. Atualmente é professora de Educação Especial da rede pública e mestranda da FE – Unicamp. Sua pesquisa tem como foco o pensamento algébrico nos anos iniciais. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0205506193043075

Caroline Silva é licenciada em Matemática e Pedagogia e mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Possui experiência como professora há mais de 10 anos, e atualmente, leciona no Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de São Paulo. Como doutoranda do Pecim – Unicamp desenvolve pesquisas acerca do conhecimento interpretativo do professor de matemática no âmbito das transformações geométricas e simetria.  

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7266783032069179 

Isabella Teresa é estudante de Pedagogia da Unicamp e possui experiência como professora dos anos iniciais. Na iniciação científica, desenvolve pesquisas sobre a importância do sentido de número para a fluência matemática. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3733102006608784

Helena Iwamoto é licenciada em matemática e possui experiência como professora da Educação Básica nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem interesse em pesquisa na área de Educação  com foco no conhecimento especializado do professor de e que ensina matemática.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6196293210419399

Isabela Bronzatti é graduanda em pedagogia na Unicamp e possui experiência na Educação Infantil e nos anos finais do Ensino Fundamental. Na iniciação científica, desenvolve pesquisas sobre o conhecimento especializado do professor que ensina matemática no âmbito do pensamento estatístico.

CV Lattes: ttp://lattes.cnpq.br/1816131380400637

Ana Luiza Santinato é licenciada em Letras, mestre em Educação e doutoranda da FE – Unicamp. É professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio da rede privada. Sua pesquisa tem foco no conhecimento especializado do professor de português, articulando – o ao conhecimento especializado do professor de matemática.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4291487149416912

Emília Gil é pedagoga, licenciada em matemática e especialista em docência no ensino de matemática. Trabalha com formação de professores e é Analista Técnica Educacional. Como mestranda do Pecim – Unicamp, desenvolve pesquisas com foco no Conhecimento Especializado do Professor que ensina matemática no âmbito dos gráficos.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5750404724120151