Sobre nós

O CIEspMat

O Ciespmat

surgiu da necessidade de podermos ser interventivos na e para a melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos de matemática, empregando uma abordagem inovadora que considera um efetivo trabalho articulado entre Pesquisa e Formação.

Assumindo a centralidade das especificidades do nosso conhecimento enquanto professores de e que ensinamos matemática (Conhecimento Interpretativo e Especializado), desenvolvemos formações, efetuamos consultorias e desenvolvemos material didático que se focam no desenvolvimento das especificidades do conhecimento do professor que contribui para que os alunos passem a entender o que fazem e por que o fazem, a cada momento, e, assim, desenvolvam prazer em aprender
matemática.

Equipe

Um pouco sobre quem somos nós no CIEspMat

Miguel Ribeiro (Carlos Miguel Silva Ribeiro) é licenciado em Matemática pela Universidade da Beira Interior (Portugal), Mestre em Matemática Pura pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre e Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha). Realizou três Pós-Doutorados (UNESP – Rio Claro; Universidade de Stavanger – Noruega e Universidade de Lisboa) e desde 2016 é professor na UNICAMP. Ganhou o prêmio Janet Duffin Fund (2020), Award and Lecture, da British Society for Research into Learning Mathematics. Nos últimos 20 anos tem se dedicado à pesquisa e à formação de professores de e que ensinam matemática em diversos países (Portugal, Espanha, México, Chile, EUA, Itália, Noruega), acumulando ampla experiência em contextos de formação e consultoria e desenvolveu uma abordagem inovadora que potencia os resultados da formação focando a qualidade matemática.

Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/7010299252043637 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Miguel_Ribeiro16

Adilson Dalben é Licenciado em Matemática e em Pedagogia, com especialização em Administração de empresas (1989). É mestre e doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de pesquisa são: Formação Docente, Educação Matemática e as relações entre Avaliação Educacional, Qualidade Educacional e Eficácia Escolar. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior.

http://lattes.cnpq.br/4968716515745390 

Alessandra Rodrigues de Almeida é doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP com um trabalho com foco na aprendizagem e desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Possui experiência como professora da Educação Básica nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e como gestora educacional tendo atuado nas funções de Assessora Técnica e Secretária de Educação numa rede municipal de ensino. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da PUC Campinas e atua na formação continuada de professores em redes públicas de ensino e em cursos de extensão. Tem como foco de trabalho temas matemáticas como Geometria, Medidas, Pensamento Algébrico, Números e Operações e Frações.

Cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/0511022288155891 

Carla Alves de Souza é doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Fez o mestrado em Ensino de Ciências, pela Universidade de São Paulo (IF-USP) e Especialização pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Possui Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. Atua como professora da Educação Básica nas redes pública e particular, tendo experiência com educação infantil, ensino fundamental e médio. Trabalhou como Educadora na supervisão de estágio no IF-USP, como Orientadora Educacional em curso EaD de Especialização em Matemática pela UNICAMP e em curso de Aperfeiçoamento em Matemática EaD da FE-USP. Tem interesse em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5462955407911217 ReseachGate: https://www.researchgate.net/profile/Carla_Alves_De_Souza?ev=hdr_xprf

 Carla Duzzi é Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e mestranda pelo Mestrado Profissional na Faculdade de Educação da UNICAMP. Desenvolve pesquisa com foco no Conhecimento Especializado do Professor que ensina Matemática no âmbito da Multiplicação. É professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Artur Nogueira – SP, atualmente no cargo de vice-diretora escolar. Possui experiência na coordenação pedagógica e também na formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  

CV Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/2015123977994724 ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carla_Ribeiro16 

Érica Doiche é Mestranda em Práticas Pedagógicas e graduada em Pedagogia (2009) ambos pela Faculdade de Educação da UNICAMP. É professora de Educação Infantil desde 2002 e pesquisa o conhecimento especializado do professor dos anos iniciais. Como integrante do grupo CIEspMat participa de formações para professores.

CV Lattes http://lattes.cnpq.br/1498056044206852 

Ester Paula Corrêa Silveira é mestranda na Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/IBILCE. Possui experiência como professora de Educação Básica na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em rede municipal de ensino. Desenvolve pesquisa com foco no Conhecimento Especializado do professor no âmbito de Medidas.

Evonete Cristina Pinton Quimenton é mestranda em Educação Escolar no Mestrado Profissional (MP) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui licenciatura em Pedagogia Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é especialista em Psicopedagogia Construtivista pela Faculdade de Educação da UNICAMP e possui especialização em Educação Matemática pela UNICAMP. Possui experiência como professora de educação Básica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e como gestora educacional nas funções de diretora de Educação Infantil e coordenadora do Ensino Fundamental em redes municipais de ensino. Desenvolve trabalho de pesquisa e formação com foco no conhecimento do professor no âmbito da Medida.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4010580856755217 

Flávia de Oliveira é mestranda na Faculdade de Educação da UNICAMP. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela PUCC. Possui Especialização em Psicopedagogia Institucional, Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas. É professora de Educação Básica na rede municipal de Hortolândia/SP desde 2002, e atualmente está no cargo de vice-diretor escolar. Trabalhou como professora de Matemática no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação de São Paulo. Tem experiência na coordenação pedagógica e formação de professores.

Gabriela Faria Barcelos Gibim é doutoranda no Programa Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática (Pecim) da Unicamp, com pesquisa relacionada ao conhecimento do professor e o ensino de frações. Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG) e especialista em Educação Matemática (PUC MG) e graduada em Licenciatura Matemática. Atua como professora da rede particular, tendo experiência com Educação Básica e Superior em cursos de Licenciatura Matemática (PUC MG). Trabalhou como coordenadora do Curso EAD de licenciatura da Anhanguera e como curadora de conteúdos da Kroton Educacional. Tem interesse em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Formação de professores.

Núbia Simone Ribeiro é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG – com especialização em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e Mestranda em Educação pela Universidade de Educação da UNICAMP. É professora em efetivo exercício na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Como membro do grupo de Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor de/que ensina Matemática (CiEspMat – Unicamp/FE) está desenvolvendo um trabalho de pesquisa com foco em medidas de comprimento, área e volume.

Priscila Alves de Paula Belo é Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação/UNICAMP e membro do Grupo de Pesquisa e Formação CIESPMAT – Conhecimento Interpretativo e Especializado do professor de e que ensina Matemática. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Atuou como professora de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como professora polivalente na rede privada e com produção de material didático. Tem experiência de pesquisa e formação continuada de professores na área de Educação, Linguagens, Ensino de Matemática na Educacão Infantil e Anos Iniciais.

Renata Soares de Oliveira é Pedagoga e mestranda na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente trabalha como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Campinas. Possui experiência como professora de Educação Infantil, como coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com formação de professores do Ensino Fundamental I. Sua pesquisa tem como foco o conhecimento especializado do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Pensamento Algébrico.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6386085567965534