VI Seminário Internacional CIEspMat

Tema: Conhecimento e práticas matemáticas do professor e suas relações com a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos

(30 de novembro a 13 de dezembro de 2022) 

Inscrição

 

 

 

 

 

 

Convidados:

  • Edelmira Badillo (Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha)
  • Gabriela Gibim 

  • Andreia Crespo Dinis

  • Carla Cristina Duzzi Ribeiro

  • Carolina Pereira de Quevedo

  • Caroline Almeida Souza Silva

  • Edelmira Badillo

  • Ester Torrezan

  • Everton Ferraz Macelino Batista 

  • Hugo Parra Sandoval

  • Ingrid Riaño

  • Ligia Bagio Espitti

  • Lucas Quirino Simões

  • Mariana Vieira Carvalho

  • Milena Cristini da Silva

  • Miguel Ribeiro (FE/Unicamp)

  • Paulo Carrara 

  • Renata Tarossi Borin Recchia

  • Sandra Menezes

Comissão Organizadora:

  • Miguel Ribeiro (FE, UNICAMP) – Coordenação

  • Alessandra Almeida (PECIM, PUCC)

  • Adilson Dalben (PECIM, UNICAMP)

  • Ana Luiza Santinato (Colégio Notre Dame de Campinas)

  • Anderson Lunardelli (Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco)

  • Carla Alves (PRAPEM, UNICAMP)

  • Carla Duzzi (MP, FE-UNICAMP)

  • Caroline Silva (PECIM, FE-UNICAMP) 

  • Ester Silveira (PPGE, FE-UNICAMP)

  • Flavia Oliveira (PPGE, FE-UNICAMP)

  • Gabriela Gibim (PECIM-UNICAMP)

  • Janaina de Oliveira (Colégio Notre Dame de Campinas)

  • ​Milena Cristini (PPGE, FE-UNICAMP)

  • Núbia Ribeiro (PPGE, FE-UNICAMP)

  • Paulo Carrara (IMECC, UNICAMP)

  • Renata Soares (PPGE, FE-UNICAMP)

  • Sandra Menezes (FE-UNICAMP)

Programação

Quarta feira 30/11/2022

18h15 – 18h30 Sessão de abertura

18h30 – 20h30 Conferência com discussão: Qué retos nos plantea el desarrollo de la compatencia matemática?  

  • Edelmira Badillo (Universidad de Autónoma de Barcelona (Espanha)
    Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP)

    Quinta feira 01/12/2022

    09h00 – 12h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte I)

    • Ingrid Riaño (Colombia)
    • Milena Cristini (UNICAMP)
    • Paulo Carrara (UNICAMP)

    Quinta feira 01/12/2022

    14h00 – 17h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte II)

    • Carla Duzzi (UNICAMP)
    • Gabriela Gibim (UNICAMP)
    • Caroline Sousa (UNICAMP)

    Terça feira 06/12/2022

    09h00 – 10h00 Conferência com discussão:  A integração das tecnologias digitais a prática pedagógica do professor de matemática 

    • Sandra Menezes (CIEspMat, FE/UNICAMP)

    10h00 – 12h00 Conferência com discussão:  O conhecimento dos professores de educação infantil no desenvolviemnto e análise de histórias

    • Edvonete Alencar (UFGD) 

    14h00 – 17h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte III)

    • Ester Torrezan (UNICAMP)
    • Flávia Oliveira (UNICAMP)
    • Nubia Ribeiro (UNICAMP)

    19h30 – 21h30 Workshop virtual CIEspMat: Brincar com intencionalidade matemática – entendendo a medida de uma distância  

    • Ester Torrezan (CIEspMat, FE/UNICAMP)
    • Alessandra Almeida (CIEspMat, PUCC)
    • Miguel Ribeiro (CIEspMat, FE/UNICAMP)

    Sábado 10/12/2022

    09h00 – 13h00 Práticas de sala de aula e o conhecimento especializado do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais

    • Andreia Crespo Dinis
    • Carolina Pereira de Quevedo
    • Everton Ferraz Marcelino Batista
    • Ligia Bagio Espitti
    • Lucas Quirino Simões

    • Mariana Vieira Carvalho

    • Renata Tarossi Borin Recchia

    Terça feira 13/12/2022

    18h30 – 20h30 Conferência com discussão: Conexões matemáticas – aprender matemática no ensino fundamental com recurso as artes visuais

    • Ema Mamede (CIEC – Universidade do Minho, Portugal)
    • Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP)

    Orientações:

    • A conferência será a distância e presencial;

    • A participação em todas as atividades do seminário contabiliza 40 horas;

    • Haverá trabalho prévio de preparação para as discussões no workshop (será enviado email para os inscritos);

    • Todas as palestras serão abertas ao público em geral – transmitidas pelo youtube do grupo CIEspMat – mas o certificado será emitido apenas para quem efetivar a inscrição com pagamento;

    Objetivo do evento: 

    • Promover o intercâmbio de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do Mundo de modo a fortalecer as discussões teóricas e metodológicas que embasam a Pesquisa e a Formação em Educação Matemática;

    • Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos;

    • Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento;

    • Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor;

    • Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente.

    Público-alvo: 

    Professores, futuros professores, gestores, pais, formadores de professores, público em geral com interesse por aprender matemática de um modo inovador.

    Inscrições

    Para todo o seminário (certificação de 40 horas):

    R$100,00 professores, formadores de professores, público em geral

    R$50,00 estudantes graduação  

     

    Todo o seminário será aberto ao público em geral – palestras transmitidas pelo Youtube do grupo CIEspMat – e workshops pelo link do google meet a divulgar a todos os que efetuarem o registro do email, mas o certificado será emitido apenas para quem efetivar (pagar) a inscrição.