VI Seminário Internacional CIEspMat
Tema: Conhecimento e práticas matemáticas do professor e suas relações com a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos
(30 de novembro a 13 de dezembro de 2022)
Convidados:
- Edelmira Badillo (Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha)
-
Gabriela Gibim
-
Andreia Crespo Dinis
-
Carla Cristina Duzzi Ribeiro
-
Carolina Pereira de Quevedo
-
Caroline Almeida Souza Silva
-
Edelmira Badillo
-
Ester Torrezan
-
Everton Ferraz Macelino Batista
-
Hugo Parra Sandoval
-
Ingrid Riaño
-
Ligia Bagio Espitti
-
Lucas Quirino Simões
-
Mariana Vieira Carvalho
-
Milena Cristini da Silva
-
Miguel Ribeiro (FE/Unicamp)
-
Paulo Carrara
-
Renata Tarossi Borin Recchia
-
Sandra Menezes
Comissão Organizadora:
-
Miguel Ribeiro (FE, UNICAMP) – Coordenação
-
Alessandra Almeida (PECIM, PUCC)
-
Adilson Dalben (PECIM, UNICAMP)
-
Ana Luiza Santinato (Colégio Notre Dame de Campinas)
-
Anderson Lunardelli (Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco)
-
Carla Alves (PRAPEM, UNICAMP)
-
Carla Duzzi (MP, FE-UNICAMP)
-
Caroline Silva (PECIM, FE-UNICAMP)
-
Ester Silveira (PPGE, FE-UNICAMP)
-
Flavia Oliveira (PPGE, FE-UNICAMP)
-
Gabriela Gibim (PECIM-UNICAMP)
-
Janaina de Oliveira (Colégio Notre Dame de Campinas)
-
Milena Cristini (PPGE, FE-UNICAMP)
-
Núbia Ribeiro (PPGE, FE-UNICAMP)
-
Paulo Carrara (IMECC, UNICAMP)
-
Renata Soares (PPGE, FE-UNICAMP)
- Sandra Menezes (FE-UNICAMP)

Programação
Quarta feira 30/11/2022
18h15 – 18h30 Sessão de abertura
18h30 – 20h30 Conferência com discussão: Qué retos nos plantea el desarrollo de la compatencia matemática?
- Edelmira Badillo (Universidad de Autónoma de Barcelona (Espanha)
Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP) -
Quinta feira 01/12/2022
09h00 – 12h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte I)
- Ingrid Riaño (Colombia)
- Milena Cristini (UNICAMP)
- Paulo Carrara (UNICAMP)
Quinta feira 01/12/2022
14h00 – 17h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte II)
- Carla Duzzi (UNICAMP)
- Gabriela Gibim (UNICAMP)
- Caroline Sousa (UNICAMP)
Terça feira 06/12/2022
09h00 – 10h00 Conferência com discussão: A integração das tecnologias digitais a prática pedagógica do professor de matemática
- Sandra Menezes (CIEspMat, FE/UNICAMP)
10h00 – 12h00 Conferência com discussão: O conhecimento dos professores de educação infantil no desenvolviemnto e análise de histórias
- Edvonete Alencar (UFGD)
14h00 – 17h00 Apresentação e discussão de pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Parte III)
- Ester Torrezan (UNICAMP)
- Flávia Oliveira (UNICAMP)
- Nubia Ribeiro (UNICAMP)
19h30 – 21h30 Workshop virtual CIEspMat: Brincar com intencionalidade matemática – entendendo a medida de uma distância
- Ester Torrezan (CIEspMat, FE/UNICAMP)
- Alessandra Almeida (CIEspMat, PUCC)
- Miguel Ribeiro (CIEspMat, FE/UNICAMP)
Sábado 10/12/2022
09h00 – 13h00 Práticas de sala de aula e o conhecimento especializado do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais
- Andreia Crespo Dinis
- Carolina Pereira de Quevedo
- Everton Ferraz Marcelino Batista
- Ligia Bagio Espitti
-
Lucas Quirino Simões
-
Mariana Vieira Carvalho
-
Renata Tarossi Borin Recchia
Terça feira 13/12/2022
18h30 – 20h30 Conferência com discussão: Conexões matemáticas – aprender matemática no ensino fundamental com recurso as artes visuais
- Ema Mamede (CIEC – Universidade do Minho, Portugal)
- Mediador: Miguel Ribeiro (UNICAMP)
Orientações:
-
A conferência será a distância e presencial;
-
A participação em todas as atividades do seminário contabiliza 40 horas;
-
Haverá trabalho prévio de preparação para as discussões no workshop (será enviado email para os inscritos);
-
Todas as palestras serão abertas ao público em geral – transmitidas pelo youtube do grupo CIEspMat – mas o certificado será emitido apenas para quem efetivar a inscrição com pagamento;
Objetivo do evento:
-
Promover o intercâmbio de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do Mundo de modo a fortalecer as discussões teóricas e metodológicas que embasam a Pesquisa e a Formação em Educação Matemática;
-
Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos;
-
Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
-
Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor;
-
Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente.
Público-alvo:
Professores, futuros professores, gestores, pais, formadores de professores, público em geral com interesse por aprender matemática de um modo inovador.
Para todo o seminário (certificação de 40 horas):
R$100,00 professores, formadores de professores, público em geral
R$50,00 estudantes graduação
Todo o seminário será aberto ao público em geral – palestras transmitidas pelo Youtube do grupo CIEspMat – e workshops pelo link do google meet a divulgar a todos os que efetuarem o registro do email, mas o certificado será emitido apenas para quem efetivar (pagar) a inscrição.