Impossível ou certo?

CIEspMat
Neste artigo, pretendemos mostrar que, partindo de situações e afirmações rotineiras e do dia-a-dia dos alunos podemos fazer com que estes construam conhecimentos matemáticos significativos, que no presente caso se referem ao conceito de acontecimento certo e acontecimento impossível. No âmbito do Programa de Formação Contínua de Matemática, que decorreu no ano lectivo de 2005/2006, inúmeras atividades foram elaboradas, resolvidas e preparadas por todas as formandas do grupo nas sessões de formação para ser aplicadas em contexto de sala de aula. Um dos objectivos das já referidas actividades prendia-se com o facto de serem os alunos a construir e/ou reforçar o seu próprio conhecimento matemático sobre os assuntos trabalhados. Uma das muitas atividades trabalhadas nas sessões conjuntas tinha como objectivo introduzir os conceitos de acontecimento certo e acontecimento impossível. É de notar que estas actividades foram sempre discutidas, resolvidas e contextualizadas aos alunos aos quais iam ser propostas. É também de referir que, embora o tema das Probabilidades não se encontre mencionado no programa do 1º Impossível ou Certo?