Já está disponível o primeiro livro da Coleção CIEspMat – Formação Como professores de e que ensinamos matemática, o nosso objetivo sempre deverá ser o de...
Mural da CiespMat
Nesta sessão do site postaremos novidades, dicas e registros das atividades.
Nova Coleção CIEspMat
A Coleção CIEspMat – Formação é formada por um conjunto de livros onde apresentamos discussões associadas a cada um dos tópicos que são foco de alguma formação (e pesquisa) do grupo que têm por objetivo contribuir para...
Reflejos en el aula: el espejo roto
As atividades elaboradas e propostas aos alunos devem, sempre que possível, derivar de suas situações e vivências, de forma que as considerem relevantes e promovam assim uma aprendizagem significativa. Apresentamos...
Construindo o conceito de centena
Os Princípios Orientadores do Programa do 1.º Ciclo referem que “a construção progressiva do conceito de número, a compreensão do sistema de numeração decimal (…) constituem um dos aspectos mais importantes da...
Impossível ou certo?
Neste artigo, pretendemos mostrar que, partindo de situações e afirmações rotineiras e do dia-a-dia dos alunos podemos fazer com que estes construam conhecimentos matemáticos significativos, que no presente caso se...
Sondagens versus censos. Uma primeira discussão do conhecimento matemático para ensinar organização e tratamento de dados
Aos professores - actuais ou futuros - cumpre um saber/conhecer mais do que apenas o conteúdo na óptica do utilizador (saber se algo está correcto ou não), encarado como um saber fazer. Devem possuir também um...
Grafos e outros conteúdos: algumas (im)possibilidades de conexões
Este artigo apresenta, o que é considerado por vários especialistas, a essência do ensino da Geometria: a estruturação espacial. Também traz algumas possibilidades de trabalho utilizando o Geoplano como recurso de...
Desenvolver o sentido de número no Pré-Escolar
O sentido de número é um dos temas centrais no conhecimento matemático dos alunos ao longo da escolaridade, daí que deva assumir um papel central nos primeiros anos. Apenas com um sentido de número bem desenvolvido...