(ebook) Desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos em contexto de tarefas implementadas de forma matematicamente desafiadora – da recursividade à generalização: para além de “o que vem depois” (cópia)

R$35,00

Assume-se como ponto de partida a nossa própria prática enquanto professores [mesmo neste contexto estático como um livro] relativamente ao que já fazemos, ao que conhecemos de regularidades de crescimento e à forma como conhecemos, servindo estas provocações iniciais como gênese para uma discussão que objetiva desenvolver o conhecimento do leitor relativamente a regularidade matemática, sequência e termo geral e abordar as implicações, para a prática matemática com os alunos, desse conhecimento e das propostas dele decorrentes. As especificidades do nosso conhecimento enquanto professores são desenvolvidas ao longo das discussões de uma Tarefa para a Formação articulada com um conjunto de indicações matemáticas e metodológicas para implementar uma tarefa com os alunos e discutir que matemática é essa que nos cumpre conhecer, enquanto professores (?), para podermos desenvolver uma prática matemática que possibilite aos nossos alunos pensar matematicamente e desenvolver o seu Pensamento Algébrico no âmbito do Pensamento Funcional em contextos de recursividade. Este livro persegue a intencionalidade matemática de contribuir para mudar o foco de atenção: da exteriorização da regularidade (perceptível pelos sentidos) para as dimensões matemáticas que nos permitem entender a estrutura matemática, circular entre o concreto e o abstrato e entender a generalização como uma das grandes ideias da matemática.  
Coleção Formação 
Volume 10
Autor: Renata Soares de Oliveira; Miguel Ribeiro
ISBN Físico: 978-65-84876-01-9
ISBN Digital: 978-65-84876-00-2
Número de páginas: 164
Formato do livro: 14cm por 21cm
Categorias: ,

Descrição

O livro Desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos em contexto de tarefas implementadas de forma matematicamente desafiadora – da recursividade à generalização: para além de “o que vem depois”, da Coleção CIEspMat – Formação, apresenta uma discussão associada a desenvolver o nosso conhecimento especializado enquadrado no Pensamento Algébrico no âmbito da recursividade, envolvendo regularidades crescentes (sequências crescentes). Essa discussão ocorre em um contexto de prática matemática com os alunos, garantindo assim que as reflexões potenciem suas aprendizagens matemáticas e que se estabeleça uma continuidade da adequação matemática ao longo do tempo.  Com esse fito desenvolve-se um diálogo entre dois agentes pedagógicos – uma participante de um curso de formação (Prô Guida) e dois formadores de professores (Miguel e Renata) –, o que permite articular de forma imbricada objetivos formativos de desenvolvimento do conhecimento especializado do professor e objetivos de aprendizagens matemáticas dos alunos.

Assume-se como ponto de partida a nossa própria prática enquanto professores [mesmo neste contexto estático como um livro] relativamente ao que já fazemos, ao que conhecemos de regularidades de crescimento e à forma como conhecemos, servindo estas provocações iniciais como gênese para uma discussão que objetiva desenvolver o conhecimento do leitor relativamente a regularidade matemática, sequência e termo geral e abordar as implicações, para a prática matemática com os alunos, desse conhecimento e das propostas dele decorrentes. As especificidades do nosso conhecimento enquanto professores são desenvolvidas ao longo das discussões de uma Tarefa para a Formação articulada com um conjunto de indicações matemáticas e metodológicas para implementar uma tarefa com os alunos e discutir que matemática é essa que nos cumpre conhecer, enquanto professores (?), para podermos desenvolver uma prática matemática que possibilite aos nossos alunos pensar matematicamente e desenvolver o seu Pensamento Algébrico no âmbito do Pensamento Funcional em contextos de recursividade. Este livro persegue a intencionalidade matemática de contribuir para mudar o foco de atenção: da exteriorização da regularidade (perceptível pelos sentidos) para as dimensões matemáticas que nos permitem entender a estrutura matemática, circular entre o concreto e o abstrato e entender a generalização como uma das grandes ideias da matemática.  

Coleção Formação 
Volume 10
Autor: Renata Soares de Oliveira; Miguel Ribeiro
ISBN Físico: 978-65-84876-01-9
ISBN Digital: 978-65-84876-00-2
Número de páginas: 164
Formato do livro: 14cm por 21cm

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos em contexto de tarefas implementadas de forma matematicamente desafiadora – da recursividade à generalização: para além de “o que vem depois” (cópia)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…