Pensamento numérico e conhecimento interpretativo do professor

R$1.290,00

Este curso busca promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor no âmbito do Pensamento Numérico de forma a contribuir para a melhoria da prática em contextos envolvendo também o sentido de número e de operação. Assim, as tarefas matemáticas a serem implementadas e exploradas buscam permitir desenvolver conhecimentos, competências e habilidades dos alunos em temas como: características do Sistema de Numeração Decimal, múltiplos sentidos atribuídos ao número, distintos significados das operações aritméticas e conexões envolvendo-as e aos recursos que as permitem modelar, deixando de lado as regras sem compreensão.

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Descrição

Inscrições: de 13/07/20 a 19/02/21
Data de inicio: 27/02/21
Data de final: 17/04/21
Local: EAD
Duração:
40 horas Aula

Ementa: Este curso busca promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor no âmbito do Pensamento Numérico de forma a contribuir para a melhoria da prática em contextos envolvendo também o sentido de número e de operação. Assim, as tarefas matemáticas a serem implementadas e exploradas buscam permitir desenvolver conhecimentos, competências e habilidades dos alunos em temas como: características do Sistema de Numeração Decimal, múltiplos sentidos atribuídos ao número, distintos significados das operações aritméticas e conexões envolvendo-as e aos recursos que as permitem modelar, deixando de lado as regras sem compreensão.
Objetivo: Discutir o sentido de Número, suas as múltiplas representações, assim como do SND, enfatizando suas as principais características,-promover um conhecimento relativo ao SND, outras bases e às operações nesses sistemas, ressaltando os elementos nucleares que sustentam tais operações, modelando-os a partir de diferentes recursos,-Elaborar tarefas que possam ser implementadas em sala de aula, atribuindo significados às quatro operações, aos diferentes algoritmos e recursos utilizados para os modelar
Procedimentos Metodológicos: Serão discutidas tarefas passíveis de serem desenvolvidas e/ou adaptadas pelo professor participante em sala de aula. Assim, as discussões terão como foco a melhoria da prática, pelo desenvolvimento do conhecimento interpretativo, ao promover a atribuição de significado às produções dos alunos (respostas ou comentários incorretos ou inesperados), relativamente ao tema deste módulo. No decorrer do curso, é também esperado que os participantes preparem e implementem com seus alunos tarefas, a fim de que possam trazer posteriormente para discussão, e reformulação, junto ao grupo de formação, desenvolvendo, assim, seus conhecimentos especializado e interpretativo, relativos aos temas explorados, ou com potencialidade de o serem – foco nas conexões e nas generalizações longínquas.
Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas.

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