Literacia e pensamento estatístico na Educação Infantil e Anos Iniciais

R$1.062,21

Tendo em mente a importância da coleta e tratamento da informação como meio de atribuir significado aos contextos do dia a dia, esta disciplina tem como objetivo principal auxiliar os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem seu Conhecimento Interpretativo e Especializado relativamente a esta temática. Para tanto, discutiremos os elementos nucleares do Pensamento Estatístico como base para uma Literacia Estatística, incluindo temas como a determinação e enunciação da problemática, conceitos de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos, navegação entre diferentes gráficos e representações gráficas discutindo suas semelhanças e diferenças.

SKU: 20004 Categoria:

Descrição

Inscrições: de 13/07/20 a 17/10/21
Data de inicio: 23/10/21
Data de final: 11/12/22
Local: EAD
Duração:
40 Horas Aula

Ementa: Tendo em mente a importância da coleta e tratamento da informação como meio de atribuir significado aos contextos do dia a dia, esta disciplina tem como objetivo principal auxiliar os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental a desenvolverem seu Conhecimento Interpretativo e Especializado relativamente a esta temática. Para tanto, discutiremos os elementos nucleares do Pensamento Estatístico como base para uma Literacia Estatística, incluindo temas como a determinação e enunciação da problemática, conceitos de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos, navegação entre diferentes gráficos e representações gráficas discutindo suas semelhanças e diferenças. Objetivo: Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor sobre o pensamento estatístico, Preparar tarefas envolvendo elementos nucleares para uma Literacia Estatística, -Discutir tarefas que favorecem a aprendizagem da estatística em diferentes campos de aplicação, especialmente sobre fenômenos aleatórios,-Promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunos, criando as bases para uma compreensão estatística do mundo, perspectivando aprendizagens futuras Procedimentos Metodológicos: O trabalho a desenvolver terá por base, primeiramente, a discussão de tarefas elaboradas com o objetivo de promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico de alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. Estas discussões, tendo por base também respostas de alunos a essas tarefas, objetivam o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor, por forma a contribuir para a melhoria da prática docente e das aprendizagens matemáticas dos alunos. O trabalho a desenvolver ao longo da disciplina seguirá o mesmo tipo de foco e abordagem que se pretende os professores possam implementar e explorar nas suas aulas, sendo, portanto, centrado na resolução de problemas, na modelagem e na navegação com significado entre diferentes representações e recursos. Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Literacia e pensamento estatístico na Educação Infantil e Anos Iniciais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *