V Seminário Internacional CIEspMat (22 a 26 novembro)

R$100,00

Data:

22/11/2021 – 09:00 a 26/11/2021 – 18:30

Convidados:

  • Alessandra Rodrigues de Almeida
  • Ana Isabel Silvestre (Portugal)
  • Carla Alves de Souza
  • Carlos Miguel Silva Ribeiro
  • Diana Zakaryan (Chile)
  • Etienne Lautenschlager
  • Gabriela Faria Barcelos Gibim
  • Milena Policastro

Objetivo do evento:

(1) Promover o intercâmbio de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do Mundo de modo a fortalecer as discussões teóricas e metodológicas que embasam a Pesquisa e a Formação em Educação Matemática;
(2) Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos;
(3) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(4) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor;
(5) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente.
(6) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências escolares e de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla da importância e do papel do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(7) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de e que ensinam matemática para uma formação para o Futuro;
(8) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa, a Prática e a Formação;
(9) Discutir a necessidade de uma intencionalidade matemática ao selecionar e utilizar os recursos para desenvolver o entendimento das crianças/alunos;
(10) Discutir elementos nucleares da prática matemática do professor que contribuem para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos;
(11) Contribuir para o desenvolvimento de um fazer pedagógico matematicamente desafiante e pedagogicamente emocionante.

Público alvo:

professores, pesquisadores, formadores de professores, coordenadores pedagógicos

Período de inscrição:

22/10/2021 – 14:00 a 26/11/2021 – 23:00

Valores de inscrição:

  • professores, pesquisadores e publico em geral – R$100,00;
  • futuros professores – R$50,00.

:
30 horas

O V Seminário Internacional CIEspMat está direcionado a discutir a Pesquisa e Formação de professores de matemática desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e o como o Conhecimento e práticas matemáticas do professor se relacionam com a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos.
É um evento que considera, de forma imbricada, Pesquisa e Formação e, nesse sentido, integra comunicações com discussão com os mais recentes resultados de pesquisa e experiencias de formação e também relatos de experiencia de sala de aula efetuadas a partir de contextos de formação que buscam desenvolver o conhecimento dos participantes. Incluem-se ainda workshops que têm como foco algumas das questões problemáticas em termos das aprendizagens e entendimentos das crianças e alunos.

Descrição

Data:

22/11/2021 – 09:00 a 26/11/2021 – 18:30

Convidados:

  • Alessandra Rodrigues de Almeida
  • Ana Isabel Silvestre (Portugal)
  • Carla Alves de Souza
  • Diana Zakaryan (Chile)
  • Etienne Lautenschlager
  • Gabriela Faria Barcelos Gibim
  • Milena Policastro
  • Miguel Ribeiro

Objetivo do evento:

(1) Promover o intercâmbio de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do Mundo de modo a fortalecer as discussões teóricas e metodológicas que embasam a Pesquisa e a Formação em Educação Matemática;
(2) Discutir diferentes perspetiva/conceitualizações do conhecimento do professor de/que ensina matemática em diferentes contextos;
(3) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências (escolares e) de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla do papel do Conhecimento do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(4) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de/que ensinam matemática e as potencialidades de um foco nas especificidades do conhecimento matemático e pedagógico do professor;
(5) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa com foco nas especificidades do conhecimento do professor (Conhecimento Interpretativo e Especializado, contribuindo para o aprimoramento dos processos de formação docente.
(6) Compartilhar, discutir e sistematizar experiências escolares e de pesquisa desenvolvidas em diferentes lugares do Brasil e do Mundo, perspectivando contribuir para uma visão mais ampla da importância e do papel do professor na e para uma prática matemática com entendimento;
(7) Promover discussões que contribuam para repensar os focos da formação inicial e continua de (futuros) professores de e que ensinam matemática para uma formação para o Futuro;
(8) Ampliar, refinar e aprofundar um entendimento das abordagens teóricas e metodológicas associadas a Pesquisa, a Prática e a Formação;
(9) Discutir a necessidade de uma intencionalidade matemática ao selecionar e utilizar os recursos para desenvolver o entendimento das crianças/alunos;
(10) Discutir elementos nucleares da prática matemática do professor que contribuem para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos;
(11) Contribuir para o desenvolvimento de um fazer pedagógico matematicamente desafiante e pedagogicamente emocionante.

Público alvo:

professores, pesquisadores, formadores de professores, coordenadores pedagógicos

Período de inscrição:

22/10/2021 – 14:00 a 26/11/2021 – 23:00

Valores de inscrição:

  • professores, pesquisadores e publico em geral – R$100,00;
  • futuros professores – R$50,00.

:
30 horas

O V Seminário Internacional CIEspMat está direcionado a discutir a Pesquisa e Formação de professores de matemática desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e o como o Conhecimento e práticas matemáticas do professor se relacionam com a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos.
É um evento que considera, de forma imbricada, Pesquisa e Formação e, nesse sentido, integra comunicações com discussão com os mais recentes resultados de pesquisa e experiencias de formação e também relatos de experiencia de sala de aula efetuadas a partir de contextos de formação que buscam desenvolver o conhecimento dos participantes. Incluem-se ainda workshops que têm como foco algumas das questões problemáticas em termos das aprendizagens e entendimentos das crianças e alunos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “V Seminário Internacional CIEspMat (22 a 26 novembro)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *