Descrição
As Grandezas volume e capacidade são muitas vezes fonte de confusão por parte dos alunos e, nesse sentido, é importante que na formação possamos discutir tarefas que ajudem a minimizar essa confusão e a desenvolver o conhecimento e entendimento dos alunos. Tendo como ponto de partida a discussão de tarefas para a sala de aula neste curso discutem-se as dimensões centrais da medida, instrumentos de medida e unidades de medida que permitem que os alunos entendam o que fazem e por que o fazem, considerando desenvolvimento conceitual e também as equivalências entre as medidas.
Implicações para a prática – Após este curso o formando está capacitado a efetuar discussões matematicamente válida e adequadas com base em tarefas que contribuem para que os nossos alunos entendam estas medidas para além da determinação do valor dessa medida.
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos e discutindo a sua estrutura matemática;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Algumas dúvidas dos alunos como elementos geradores de discussão e de melhoria da nossa prática;
Melhorando a prática a partir das dúvidas dos alunos
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.