Sentidos, significados e representações de frações nos Anos Iniciais e Educação Infantil

R$1.062,21

O tema das frações perpassa toda a escolaridade, tornando-se essencial uma discussão sobre a sua essência, dificuldades dos alunos e conhecimento do professor associado. Neste curso iremos partir da discussão e análise de situações da prática e dificuldades dos alunos como elementos para articular o conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática e as potencialidades de uma prática letiva sustentada na resolução e formulação de problemas para a melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos. Iremos discutir, por exemplo, diferentes significados de fração; adição e subtração de quantidades representadas em fração sem conhecer “a regra” desde o Infantil (sem utilização formal do mmc) e como efetuar registros matematicamente válidos (com e sem números).

SKU: 20002 Categoria:

Descrição

Inscrições: de 13/07/20 a 14/04/21
Data de inicio: 24/04/21
Data de final: 18/06/21
Local: EAD
Duração:
40 Horas Aula

Ementa: O tema das frações perpassa toda a escolaridade, tornando-se essencial uma discussão sobre a sua essência, dificuldades dos alunos e conhecimento do professor associado. Neste curso iremos partir da discussão e análise de situações da prática e dificuldades dos alunos como elementos para articular o conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática e as potencialidades de uma prática letiva sustentada na resolução e formulação de problemas para a melhoria das aprendizagens e resultados dos alunos. Iremos discutir, por exemplo, diferentes significados de fração; adição e subtração de quantidades representadas em fração sem conhecer “a regra” desde o Infantil (sem utilização formal do mmc) e como efetuar registros matematicamente válidos (com e sem números).

Objetivo: Preparar e discutir atividades que promovam o desenvolvimento do sentido de número racional,-Discutir atividades e respostas de alunos como ponto de partida para promover o conhecimento especializado do professor que ensina sentido de número racional,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor que ensina sentido de número racional e de operações,- Discutir múltiplas representações (pictóricas, numéricas, escritas) e o conhecimento do professor para navegar entre elas

Procedimentos Metodológicos: Com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento matemático especializado dos professores participantes, serão discutidas atividades no âmbito dos números (em particular das frações), potenciais de serem implementadas tanto na Educação Infantil como nos Anos Iniciais. Serão, também, discutidas as respostas esperadas (pelo professor) e as respostas fornecidas pelos alunos (escritas, pictóricas ou orais). Essas discussões serão catalizadoras para reflexões sobre os conteúdos curriculares de números e resultados da pesquisa focando as aprendizagens e conhecimento do professor. Complementarmente, pretende-se criar e discutir, com os participantes, atividades que possam ser aplicadas em suas salas de aula, para uma posterior discussão e reflexão sobre o que ocorreu durante a implementação e de como as atividades (e sua gestão) poderiam ser melhoradas.

Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Sentidos, significados e representações de frações nos Anos Iniciais e Educação Infantil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *