Descrição
Neste curso focamos especificamente recursos para trabalhar a adição de modo a atribuir sentido ao algoritmo que temos de ensinar (o algoritmo tradicional) mesmo antes de ensinar o algoritmo formalmente – desde a Educação Infantil. As discussões permitirão aos professores ensinar a adição, mas não só, de forma motivadora para os seus alunos e de modo a que estes tenham prazer em aprender matemática – por entenderem o que fazem.
Implicações para a prática – Após fazer este curso o professor ficará capacitado a efetuar discussões do algoritmo da adição (e necessariamente auxiliar na subtração) de modo a que os seus alunos entendam a adição para além de um conjunto de regras.
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos material dourado e ábaco e discutindo a sua estrutura matemática – potencialidades e limitações;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Vídeo-aula discutindo a modelação do algoritmo usando o ábaco;
Vídeo aula onde apresentamos e discutimos o algoritmo da adição e suas modelações associadas aos sentidos da operação
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.