Recursos para modelar e atribuir significado ao algoritmo da adição

R$75,00

Neste curso focamos especificamente recursos para trabalhar a adição de modo a atribuir sentido ao algoritmo que temos de ensinar (o algoritmo tradicional) mesmo antes de ensinar o algoritmo formalmente – desde a Educação Infantil. As discussões permitirão aos professores ensinar a adição, mas não só, de forma motivadora para os seus alunos e de modo a que estes tenham prazer em aprender matemática – por entenderem o que fazem.

SKU: 20020 Categoria:

Descrição

Neste curso focamos especificamente recursos para trabalhar a adição de modo a atribuir sentido ao algoritmo que temos de ensinar (o algoritmo tradicional) mesmo antes de ensinar o algoritmo formalmente – desde a Educação Infantil. As discussões permitirão aos professores ensinar a adição, mas não só, de forma motivadora para os seus alunos e de modo a que estes tenham prazer em aprender matemática – por entenderem o que fazem.

Implicações para a prática – Após fazer este curso o professor ficará capacitado a efetuar discussões do algoritmo da adição (e necessariamente auxiliar na subtração) de modo a que os seus alunos entendam a adição para além de um conjunto de regras.

Tipo de curso: auto-instrucional

Estrutura do curso: 

  • Conhecendo a formadora;

Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso

  • Apresentando os recursos material dourado e ábaco e discutindo a sua estrutura matemática – potencialidades e limitações; 

O início das discussões

  • Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;

Tarefa para a nossa sala de aula

  • Vídeo-aula discutindo a modelação do algoritmo usando o ábaco; 

Vídeo aula onde apresentamos e discutimos o algoritmo da adição e suas modelações associadas aos sentidos da operação

  • Discutindo algumas questões potentes; 

Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;

  • Propostas de tarefas para a sala de aula;

Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos

  • Sintetizando as aprendizagens; 

Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores

  • Tarefa avaliativa do curso

O que aprendemos? (escolha múltipla)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Recursos para modelar e atribuir significado ao algoritmo da adição”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *