Descrição
Neste curso discutiremos o hábito mental de Pensar Matematicamente, e em particular como desenvolvimento esse hábito de Pensar Algebricamente com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais. A partir de exemplos de brincadeiras e tarefas que têm essa intencionalidade iremos discutir o que nos cumpre conhecer para trabalhar noções como a generalização próxima e distante desde a Educação Infantil.
Implicações para a prática – Após este curso o formando estará capacitado para preparar e implementar brincadeiras e tarefas com os seus alunos tendo como ponto de partida o concreto e ponto de chegada o pensar mais abstrato.
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos e discutindo a sua estrutura matemática;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Algumas dúvidas dos alunos como elementos geradores de discussão e de melhoria da nossa prática;
Melhorando a prática a partir das dúvidas dos alunos
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.