Formação Especializante – Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Educação Infantil e nos Anos Iniciais – início 24 fevereiro (100% online, síncrono, certificado pela unicamp – até x12)

R$999,71

O Pensamento Algébrico e´ um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do Pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender a` estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.

curso síncrono, 100% online, 2a feira a noite (19h a 22h).

fevereiro: 26
março: 04; 11; 18; 25
abril: 01; 08; 15; 22
maio: 06

certificado pela UNICAMP (40 horas)

Descrição

Ementa

O Pensamento Algébrico e´ um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do Pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender a` estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.

Objetivos

Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Procedimentos metodológicos

O trabalho a ser desenvolvido centra-se na promoção do conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Serão discutidos diferentes entendimentos de Pensamento Algébrico e pensar algebricamente, assumindo a discussão e reflexão de situações da prática (dos participantes e de outrem) um papel central. Partindo de situações da prática discutiremos possíveis respostas de alunos (articulando resultados da pesquisa em Educação Matemática) a algumas tarefas envolvendo as noções centrais a trabalhar no curso, no sentido de promover o desenvolvimento da capacidade de fornecer um feedback construtivo que tenha as produções dos alunos como ponto de partida. Serão preparadas e discutidas tarefas para que sejam implementadas em sala de aula e posteriormente foco de discussão da prática e de formas de a melhorar.

Referências elementares

BLANTON, M. L.; KAPUT, J. J. Functional thinking as a route into Algebra in the elementary grades. In: CAI, J.; KNUTH, E. (ed.). Early algebraization. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2011. p. 5–23.
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Lisboa, v. 16, n. 2, p. 81–118, 30 dez. 2007.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236-256, 2018.
MELLONE, M. et al. Mathematics teachers’ interpretative knowledge of students’ errors and non-standard reasoning. Research in Mathematics Education, v. 22, n. 2, p. 154-167, 2020.
OLIVEIRA, R.; RIBEIRO, M. Desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos em contexto de tarefas implementadas de forma matematicamente desafiadora – da recursividade à generalização (para além de “o que vem depois”). Campinas: Cognoscere, 2022, v. 10. p. 164.
RIBEIRO, M. Pensar Matematicamente envolvendo diferentes formas de ver e de contar e as conexões com o Pensamento Algébrico. Campinas, SP: Cognoscere, 2021, v. 4, p. 60.
RIBEIRO, M. Entendendo a estrutura matemática das regularidades de repetição como elemento central de atribuição de significado aos padrões. Campinas, SP: Cognoscere, 2021, v. 5, p. 124.
RIBEIRO, M. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em contextos de entender os sentidos da igualdade e o conhecimento especializado do professor. Campinas: Cognoscere, 2023, v. 15. p. a aparecer.
RIBEIRO, M. Desenvolvendo o Pensamento Algébrico dos alunos pela modelação de problemas: tarefas para a sala de aula e conhecimento do professor. Campinas: Cognoscere, 2023, v. 13. a aparecer.

curso síncrono, 100% online, 2a feira a noite (19h a 22h).

fevereiro: 26
março: 04; 11; 18; 25
abril: 01; 08; 15; 22
maio: 06

certificado pela UNICAMP (40 horas)

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