(livro físico) Desenvolvendo o Pensamento Algébrico dos alunos pela modelação de problemas: tarefas para a sala de aula e conhecimento do professor

R$74,90

Partindo da nossa prática matemática, enquanto professores, e o que consideramos, ou não, fazer no âmbito da modelação e da resolução de problemas para desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos, desenvolve-se tanto o conhecimento especializado do leitor relativamente aos contextos de modelação de problemas numéricos e algébricos quanto as questões que necessitam ser formuladas para que se possa passar da resolução de um problema específico para a generalização e para o desenvolvimento das formas de Pensar matematicamente em contextos com potencialidades algébricas. A proposta contempla uma tarefa para os alunos e as cinco dimensões fulcrais para a implementação da tarefa de modo a manter a demanda cognitiva e a potenciar uma prática matemática cada vez mais adequada e que possibilite que os alunos possam entender a estrutura matemática e passem a generalizar também as suas formas de Pensar. Complementarmente, discute-se o conhecimento matemático e pedagógico especializado requerido para essas questões matemáticas de elevado nível cognitivo associado a entender a variação e a constância em contextos numéricos e a estrutura matemática que as sustenta. Busca-se, com este livro, contribuir para a melhoria da qualidade da nossa prática a fim de fazer o que ainda não foi feito, ou seja, que os alunos entendam matemática e, em consequência, melhorem os seus resultados.

Descrição

Neste livro da Coleção CIEspMat – Formação, Desenvolvendo o Pensamento Algébrico dos alunos pela modelação de problemas: tarefas para a sala de aula e conhecimento do professor, efetua-se uma discussão que potencia desenvolver as especificidades do nosso conhecimento associado a contextos de modelação e a questões que promovam o desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Assume-se como origem a prática de sala de aula de uma professora (Prô Guida) e as discussões situam-se em um contexto formativo que envolve um formador de professores (Miguel) que desenvolve uma prática formativa especializada. A dinâmica implementada busca simular o contexto formativo e trazer uma discussão diferenciada para este contexto estático como é um livro. Para isso, efetuam-se questionamentos que promovem uma reflexão pedagogicamente crítica e matematicamente transformadora das práticas instituídas de forma que possamos fazer diferente do que fizeram conosco, para que possamos, assim, perseguir objetivos matematicamente inovadores.

Partindo da nossa prática matemática, enquanto professores, e o que consideramos, ou não, fazer no âmbito da modelação e da resolução de problemas para desenvolver o Pensamento Algébrico dos alunos, desenvolve-se tanto o conhecimento especializado do leitor relativamente aos contextos de modelação de problemas numéricos e algébricos quanto as questões que necessitam ser formuladas para que se possa passar da resolução de um problema específico para a generalização e para o desenvolvimento das formas de Pensar matematicamente em contextos com potencialidades algébricas. A proposta contempla uma tarefa para os alunos e as cinco dimensões fulcrais para a implementação da tarefa de modo a manter a demanda cognitiva e a potenciar uma prática matemática cada vez mais adequada e que possibilite que os alunos possam entender a estrutura matemática e passem a generalizar também as suas formas de Pensar. Complementarmente, discute-se o conhecimento matemático e pedagógico especializado requerido para essas questões matemáticas de elevado nível cognitivo associado a entender a variação e a constância em contextos numéricos e a estrutura matemática que as sustenta. Busca-se, com este livro, contribuir para a melhoria da qualidade da nossa prática a fim de fazer o que ainda não foi feito, ou seja, que os alunos entendam matemática e, em consequência, melhorem os seus resultados.

Volume 14
Autores: Miguel Ribeiro
ISBN Físico: 978-65-84876-13-2
ISBN Digital: 978-65-84876-12-5
Número de páginas: 172
Formato do livro: 14cm por 21cm

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(livro físico) Desenvolvendo o Pensamento Algébrico dos alunos pela modelação de problemas: tarefas para a sala de aula e conhecimento do professor”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…