Descrição
Inscrições: de 08/06/20 a 09/08/20
Data de inicio: 17/08/20
Data de final: 31/12/20
Local: EAD
Duração: 120 Horas Aula
Ementa: Neste curso pretende-se desenvolver o Conhecimento do professor que Ensina Números e Operações na Educação Infantil e nos Anos Iniciais por forma a explorar com os alunos as operações com e para um seu entendimento. Tendo como ponto de partida e destino situações da prática matemática de sala de aula e exemplos de dificuldades dos alunos, busca-se contribuir para a preparação, implementação e discussão de tarefas/problemas que permitam o uso significativo de diferentes recurso e representações e de efetuar uma navegação com correspondência entre eles.
Objetivo: – Preparar e discutir tarefas envolvendo o tema de Números e Operações para a Educação Infantil e Anos Iniciais que tenham uma visão de continuidade, – Discutir os múltiplos sentidos, significados e representações das operações, objetivando aprofundar o Conhecimento do professor que ensina matemática, – Explorar diferentes recursos (por exemplo, ábaco ou material dourado) e formas de representação (por exemplo, numérica, pictórica) de forma a atribuir significado às diferentes operações, – Discutir respostas e comentários de alunos no sentido de passarmos a efetivamente “ouvir” os alunos e ter os seus comentários e raciocínio como ponto de partida para as discussões matemáticas a ocorrer – desde a Educação Infantil, – Criar atividades no âmbito da Geometria, discutir a sua implementação em sala com os alunos/crianças, e o conhecimento especializado professor envolvido.
Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas, diretores, coordenadores, responsáveis municipais.
Procedimentos Metodológicos: Serão propostas e discutidas tarefas apoiadas na resolução e formulação de problemas passíveis de serem implementadas com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Serão, também, discutidas respostas de alunos que mostram algumas das suas maiores dificuldades nas diversas operações (em diferentes etapas escolares). Discutiremos recursos que podem ser usados para auxiliar os alunos a entender as diferentes operações (sentidos), os algoritmos associados e os recursos e representações correspondentes – bem como a implementação de tarefas em sala de aula pelos formandos. A partir de algumas situações de ensino e vinhetas serão (des)construídos alguns dos saberes matemáticos do professor, tendo como elemento central as particularidades desse conhecimento. Ocorrerão encontros em EaD simultânea de discussão de temas específicos. .
Avaliações
Não há avaliações ainda.