Descrição
Neste curso, tendo como ponto de partida situações típicas de sala de aula, discutimos a intencionalidade associada ao uso do material dourado e do ábaco para atribuir significado ao número e ao valor posicional. São apresentadas algumas abordagens pedagógicas e discussões não tradicionais que se podem, e devem, implementar na prática de sala de aula.
Implicações para a prática – com este curso o professor ficará capacitado a utilizar os recursos pedagógicos com a intencionalidade de desenvolver o conhecimento matemático dos alunos no âmbito do Sentido de Número e a efetuar explorações matemáticas de forma articulada com a exploração das operações.
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos e discutindo a sua estrutura matemática;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Algumas dúvidas dos alunos como elementos geradores de discussão e de melhoria da nossa prática;
Melhorando a prática a partir das dúvidas dos alunos
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.