Formação Especializante – Conhecimento e práticas do professor no âmbito da medida na Educação Infantil e nos Anos Iniciais – início 24 fevereiro (100% online, síncrono, até 12x – certificado pela UNICAMP)

R$999,71

A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e Anos Iniciais. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do entendimento da medida como um fenômeno, abordando temas como: distância, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, tem por objetivo último a melhoria das aprendizagens dos alunos.

curso síncrono, 100% online, sábados de manhã “alternados”.

fevereiro: 24
março: 09; 23
abril: 06; 20
maio: 04; 18

certificado pela UNICAMP (40 horas)

Descrição

Ementa

A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e Anos Iniciais. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do entendimento da medida como um fenômeno, abordando temas como: distância, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, tem por objetivo último a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Objetivos

– Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números,
– Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais,
– Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas,
– Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos,
– Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas

Procedimentos metodológicos

Visando promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado dos professores cursistas, serão propostas e discutidas tarefas apoiadas na exploração de materiais, formulação e resolução de problemas passíveis de serem aplicados e compreendidos por alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor serão discutidas respostas críticas ou inesperadas de alunos a tarefas aplicadas em sala de aula, com o intuito de atribuir significado às mesmas e de reconhecê-las como ponto de partida para outras soluções matematicamente corretas. Serão preparadas e discutidas tarefas para a sala de aula que possam promover o desenvolvimento do conhecimento e capacidades dos alunos, sendo o foco das discussões durante essa preparação o conhecimento do professor envolvido (necessário) a uma sua implementação com os alunos.

Referências elementares

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1952.

RIBEIRO, M. Pensar matematicamente com um foco nas conexões entre Medida, Números e Operações e Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais – discutindo algumas tarefas para a sala de aula. Campinas: Cognoscere, v. 1, 2022, p. 264.

RIBEIRO; M. Entendendo as especificidades da Medida de tempo e atribuindo significado a essa grandeza como um fenômeno. Campinas: Cognoscere, 2022, v. 8, p. 174.

RIBEIRO; M.; ALMEIDA, A. Conhecimento especializado do professor e a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos no âmbito da grandeza área. Campinas, SP: Cognoscere, 2022, v. 7, p. 146.

RIBEIRO, M.; TORREZAN, E. Conhecimento e prática matemática do professor para entender a medida de uma distância. Campinas: Cognoscere, 2022, v. 9. p. 156.

curso síncrono, 100% online, sábados de manhã “alternados”.

fevereiro: 24
março: 09; 23
abril: 06; 20
maio: 04; 18

certificado pela UNICAMP (40 horas)

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Formação Especializante – Conhecimento e práticas do professor no âmbito da medida na Educação Infantil e nos Anos Iniciais – início 24 fevereiro (100% online, síncrono, até 12x – certificado pela UNICAMP)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *