Descrição
O livro Recursos para entender os Números e as Operações: material dourado, ábaco e
Quadro de Valor Posicional da Coleção CIEspMat – Formação apresenta um conjunto de
recursos manipulativos que são discutidos associados a propostas de tarefas que buscam
desenvolver o entendimento matemático dos alunos e o conhecimento do professor associado
a esse desenvolvimento. Inicia-se com a apresentação dos recursos e uma discussão que vai
além da usual forma de ver e entender esses recursos – potencialidades e limitações –,
discussão e entendimento esse que se torna essencial para uma exploração com
intencionalidade matemática desde a Educação Infantil. Através de uma abordagem
pedagógica que envolve um diálogo entre uma professora e um formador de professores –
apresentam-se algumas tarefas matemáticas, e a discussão associada, que se pretende sejam
implementadas com os alunos. Notemos que os recursos aqui não são o foco central de
atenção, mas sim as discussões e aprendizagens matemáticas que o seu uso poderá potenciar
e, obviamente, o conhecimento do professor associado a potenciar a qualidade dessas
aprendizagens matemáticas dos alunos.
Incluem-se várias propostas de tarefas para desenvolver e ampliar algumas das dimensões
centrais ao entendimento do Número, do Sistema de Valor Posicional e do Sentido de
Número e, de forma associada, apresentam-se indicações metodológicas e possíveis focos de
discussão matemática que buscam contribuir para ampliar as oportunidades de aprendizagens
matemáticas dos alunos. Essas discussões incluem, entre outras, entender a diferença entre
agrupamento e valor posicional; o fato de o material dourado não ser um recurso adequado
para discutir o valor posicional; o fato de a cor das pecas do ábaco não poder ser um atributo
associado à posição; as potencialidades e limitações de cada um destes recursos para o
entendimento matemático dos alunos. O livro está associado, assim, à intencionalidade
matemática que possibilite aos alunos entenderem o número e o sistema de numeração
posicional a partir do uso de diferentes materiais manipulativos. De forma imbricada associa-
se ao objetivo de desenvolver as especificidades do nosso conhecimento enquanto
professores para uma prática que possibilite que os alunos entendam o que fazem e por que o
fazem, a cada momento.
ISBN: 978-65-00-28849-0
Avaliações
Não há avaliações ainda.