Descrição
Tendo como ponto de partida a discussão de tarefas provocativas para a sala de aula no âmbito das medidas, discute-se a necessidade, e apresentam-se exemplos, de um trabalho que contribua para entender que medir distâncias e áreas é muito mais que apenas indicar o valor dessa medida. São propostas algumas tarefas para a sala de aula e discutidas algumas possíveis respostas dos alunos associadas as habilidades da BNCC que se buscam desenvolver.
Implicações para a prática – Após este curso poderemos propor e explorar tarefas que contribuam para que os nossos alunos efetivamente entendam estas medidas
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos e discutindo a sua estrutura matemática;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Algumas dúvidas dos alunos como elementos geradores de discussão e de melhoria da nossa prática;
Melhorando a prática a partir das dúvidas dos alunos
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.