(ebook) Entendendo a classificação para ensinar e aprender também brincando e com prazer desde a Educação Infantil

R$32,00

Tendo como ponto de partida a prática matemática do professor – o que fazemos, como fazemos e com que objetivos de aprendizagens matemáticas –, efetua-se um conjunto de questionamentos e discussões que buscam desenvolver o conhecimento do leitor relativamente a diferentes tipos e formas de classificar; à diferenciação entre classificação com base em características ou propriedades como gênese para possibilitar a generalização matemática; bem como às implicações de uma classificação excludente ou inclusiva também para um entendimento do Mundo que nos rodeia. Apresentam-se questões para a sala de aula e propostas de como efetuar a sua implementação associada a manter o elevado nível cognitivo da proposta – incluindo as cinco dimensões centrais para a implementação de qualquer tarefa matemática. Essas discussões associadas à tarefa para os alunos são complementadas com outras que permitem desenvolver o conhecimento matemático e pedagógico especializado do professor para a implementação dessa tarefa, e de outras que busquem o entendimento matemático dos alunos. Todas estas discussões buscam possibilitar que sejam implementadas práticas matematicamente inclusivas e que seja entendido o papel e importância do conhecimento matemático para a formação pessoal, social e humana e para o pleno exercício da cidadania.

SKU: 0000020229-2-1-2 Categorias: ,

Descrição

Neste livro da Coleção CIEspMat – Formação, Entendendo a classificação para ensinar e aprender também brincando e com prazer desde a Educação Infantil, apresenta-se uma discussão direcionada a desenvolver o nosso conhecimento especializado associado à classificação como elemento constituinte do desenvolvimento do Pensamento Geométrico. Para isso, tem-se como ponto de partida o contexto de prática de sala de aula, trazido por uma professora (Prô Guida) em diálogo que envolve também três formadores de professores: Érica, Alessandra e Miguel. Esses formadores, pela ampla experiência como professores e formadores de professores, trazem questões matematicamente provocativas e pedagogicamente instigantes articulando os mais recentes resultados de pesquisa com a prática de sala de aula para a melhoria da qualidade das aprendizagens e resultados dos alunos. Os questionamentos e propostas buscam possibilitar não replicar o mesmo tipo de práticas com que temos tido contato, de forma que os alunos efetivamente entendam a matemática que têm o direito de entender e o dever de conhecer.

Tendo como ponto de partida a prática matemática do professor – o que fazemos, como fazemos e com que objetivos de aprendizagens matemáticas –, efetua-se um conjunto de questionamentos e discussões que buscam desenvolver o conhecimento do leitor relativamente a diferentes tipos e formas de classificar; à diferenciação entre classificação com base em características ou propriedades como gênese para possibilitar a generalização matemática; bem como às implicações de uma classificação excludente ou inclusiva também para um entendimento do Mundo que nos rodeia. Apresentam-se questões para a sala de aula e propostas de como efetuar a sua implementação associada a manter o elevado nível cognitivo da proposta – incluindo as cinco dimensões centrais para a implementação de qualquer tarefa matemática. Essas discussões associadas à tarefa para os alunos são complementadas com outras que permitem desenvolver o conhecimento matemático e pedagógico especializado do professor para a implementação dessa tarefa, e de outras que busquem o entendimento matemático dos alunos. Todas estas discussões buscam possibilitar que sejam implementadas práticas matematicamente inclusivas e que seja entendido o papel e importância do conhecimento matemático para a formação pessoal, social e humana e para o pleno exercício da cidadania.

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Entendendo a classificação para ensinar e aprender também brincando e com prazer desde a Educação Infantil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…