(ebook) Entendendo as propriedades da multiplicação e a estrutura matemática associada à tabuada como contexto para desenvolver o Pensamento Algébrico

R$35,00

Considerando como origem o que já fazemos no âmbito da multiplicação, da tabuada e das propriedades da multiplicação, efetua-se uma discussão e reflexão sobre o nosso conhecimento profissional para preparar e implementar tarefas matemáticas que possibilitem que os alunos desenvolvam o seu Pensamento Algébrico em contextos de relações envolvendo quantidades conhecidas e desconhecidas e de generalização. Essa discussão de o que se entende por Pensamento Algébrico e como entendemos as possibilidades de desenvolver essa forma de Pensar matematicamente no contexto de multiplicação e da tabuada ocorre em um contexto de uma Tarefa para a Formação de professores e de um conjunto de indicações associadas a cinco dimensões centrais para a implementação de cada tarefa para manter a sua demanda cognitiva. Concluímos com uma síntese do conteúdo do nosso conhecimento especializado – matemático e pedagógico – requerido para desenvolver essa dimensão do Pensamento Algébrico associada à generalização em contextos envolvendo quantidades conhecidas ou determinadas. Busca-se, assim, possibilitar a implementação de práticas matemáticas que possibilitem uma atenção especial à estrutura matemática e às variantes e constantes nessa estrutura que permitem entendê-la completamente, levando ao desenvolvimento do conhecimento que sustenta a generalização de procedimentos, estratégias e formas de Pensar.
SKU: 0000020229-2-1-2-1 Categorias: ,

Descrição

Neste livro da Coleção CIEspMat – Formação, Entendendo as propriedades da multiplicação e a estrutura matemática associada à tabuada como contexto para desenvolver o Pensamento Algébrico, tem-se como ponto de partida o nosso conhecimento e formas de Pensar algebricamente, discutindo-se uma expansão da forma de entender a multiplicação e a tabuada de um modo associado a “saber o resultado” para um que busca desenvolver o hábito mental de Pensar matematicamente e de enxergar a estrutura matemática envolvida nas generalizações. Assume-se uma abordagem pedagógica inovadora que permite dinamicidade ao contexto estático de um livro, uma vez que o leitor sente-se envolvido em um contexto formativo no qual se estabelece um diálogo entre uma professora com vários anos de experiência na Educação Infantil e Anos Iniciais, a Prô Guida, e os formadores Miguel, Carla e Gabriela, que são formadores de professores e  trazem os mais recentes resultados de pesquisa em diálogo com a prática em sala de aula.

Considerando como origem o que já fazemos no âmbito da multiplicação, da tabuada e das propriedades da multiplicação, efetua-se uma discussão e reflexão sobre o nosso conhecimento profissional para preparar e implementar tarefas matemáticas que possibilitem que os alunos desenvolvam o seu Pensamento Algébrico em contextos de relações envolvendo quantidades conhecidas e desconhecidas e de generalização. Essa discussão de o que se entende por Pensamento Algébrico e como entendemos as possibilidades de desenvolver essa forma de Pensar matematicamente no contexto de multiplicação e da tabuada ocorre em um contexto de uma Tarefa para a Formação de professores e de um conjunto de indicações associadas a cinco dimensões centrais para a implementação de cada tarefa para manter a sua demanda cognitiva. Concluímos com uma síntese do conteúdo do nosso conhecimento especializado – matemático e pedagógico – requerido para desenvolver essa dimensão do Pensamento Algébrico associada à generalização em contextos envolvendo quantidades conhecidas ou determinadas. Busca-se, assim, possibilitar a implementação de práticas matemáticas que possibilitem uma atenção especial à estrutura matemática e às variantes e constantes nessa estrutura que permitem entendê-la completamente, levando ao desenvolvimento do conhecimento que sustenta a generalização de procedimentos, estratégias e formas de Pensar.

ISBN Físico: 978-65-84876-09-5

ISBN Digital: 978-65-84876-08-8

Número de páginas: 167

Formato do livro: 14cm por 21cm

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Entendendo as propriedades da multiplicação e a estrutura matemática associada à tabuada como contexto para desenvolver o Pensamento Algébrico”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…