(ebook) Da coleta de informação à construção de pictogramas – desenvolvendo o Pensamento Estatístico

R$32,00

Assumindo como ponto de partida o que efetuamos na prática e o que conhecemos de coleta de informação, tabela, gráfico e pictogramas, e como conhecemos, promove-se uma discussão e reflexão sobre as especificidades do nosso conhecimento profissional para ensinar matemática associado à preparação e implementação de tarefas matemáticas que buscam possibilitar que os alunos entendam a matemática envolvida. Com esse fito, apresentam-se um conjunto de indicações associadas a cinco dimensões centrais em cada tarefa para manter o elevado nível cognitivo das discussões matemáticas associadas. Após as discussões que nos permitem melhor entender os motivos em termos da adequação matemática da importância de discutir especificamente a diferenciação entre tabelas e pictogramas e a construção e pictogramas associados ao seu entendimento como gráfico, terminamos com uma discussão de ampliação e desenvolvimento das especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico especificamente requerido para melhorar a qualidade das discussões matemáticas a se promover associadas ao desenvolvimento do Pensamento Estatístico. Todas essas discussões buscam possibilitar práticas matemáticas que contribuam para um melhor entendimento do mundo que nos rodeia e gerar de cidadãos mais críticos, reflexivos e pacificamente interventivos na sociedade.

Categorias: ,

Descrição

Neste livro da Coleção CIEspMat – Formação, Da coleta de informação à construção de pictogramas – desenvolvendo o Pensamento Estatístico, a partir de práticas de sala de aula associadas a esse tema, discute-se a diferenciação entre tabela e pictograma – incluindo a diferenciação entre pictograma e representação pictórica e o fato de os pictogramas serem gráficos. As discussões apresentadas sustentam-se em uma abordagem pedagógica inovadora e são aqui trazidas por um diálogo entre uma professora com vários anos de experiência na Educação Infantil e Anos Iniciais, a Prô Guida, que traz para essas discussões as especificidades da prática de sala de aula e Miguel e Alessandra, dois formadores de professores com vasta experiência de formação de professores articulando resultados de pesquisa recentes e a prática “do chão da escola”. As questões efetuadas são aparentemente simples, mas demandam reflexão e discussão profunda para que possamos ensinar de forma distinta daquela que consideramos que fomos ensinados, possibilitando que os nossos alunos entendam o que fazem e por que o fazem.

Assumindo como ponto de partida o que efetuamos na prática e o que conhecemos de coleta de informação, tabela, gráfico e pictogramas, e como conhecemos, promove-se uma discussão e reflexão sobre as especificidades do nosso conhecimento profissional para ensinar matemática associado à preparação e implementação de tarefas matemáticas que buscam possibilitar que os alunos entendam a matemática envolvida. Com esse fito, apresentam-se um conjunto de indicações associadas a cinco dimensões centrais em cada tarefa para manter o elevado nível cognitivo das discussões matemáticas associadas. Após as discussões que nos permitem melhor entender os motivos em termos da adequação matemática da importância de discutir especificamente a diferenciação entre tabelas e pictogramas e a construção e pictogramas associados ao seu entendimento como gráfico, terminamos com uma discussão de ampliação e desenvolvimento das especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico especificamente requerido para melhorar a qualidade das discussões matemáticas a se promover associadas ao desenvolvimento do Pensamento Estatístico. Todas essas discussões buscam possibilitar práticas matemáticas que contribuam para um melhor entendimento do mundo que nos rodeia e gerar de cidadãos mais críticos, reflexivos e pacificamente interventivos na sociedade.

 

Autores: Miguel Ribeiro; Alessandra Almeida

ISBN Físico: 978-65-84876-05-7
ISBN Digital: 978-65-84876-04-0

Número de páginas: 160

Formato do livro: 14cm por 21cm

Informação adicional

Peso 0,1 kg
Dimensões 14 × 21 × 0,6 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “(ebook) Da coleta de informação à construção de pictogramas – desenvolvendo o Pensamento Estatístico”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…