(14 agosto a 9 outubro) Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Educação Infantil e Anos Iniciais

R$1.062,21

O Pensamento Algébrico é um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender à estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.

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Descrição

Inscrições: de 13/07/20 a 08/08/21
Data de inicio: 14/08/21
Data de final: 09/10/21
Local: Encontros síncronos pelo meet (sábado)
Duração:
40 Horas Aula

Ementa: O Pensamento Algébrico é um dos tipos de pensamento matemático que sustenta o posterior entendimento dos processos algébricos e generalizações, sendo assim essencial o seu desenvolvimento desde a Educação Infantil, perspectivando as aprendizagens formais futuras. Com um foco no desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor para ensinar este Pensamento na Educação Infantil e Anos Iniciais, neste curso iremos discutir tarefas que permitam desenvolver o conhecimento relativo a, entre outros: semelhanças e diferenças entre a Álgebra e a Aritmética, características do pensar algebricamente e do Pensamento Algébrico, incluindo propriedades e relações de números inteiros e de operações envolvendo-os, significados da igualdade, descobrir relações funcionais, atender à estrutura e não somente ao resultado, prever resultados desconhecidos usando dados conhecidos, identificar e descrever padrões numéricos e geométricos.

Objetivo: Preparar e discutir tarefas que contribuam para uma compreensão dos aspectos nucleares do Pensamento Algébrico,- Identificar e discutir as potencialidades do pensar algebricamente no trabalho cotidiano,- Construir um repertório de conhecimentos para preparação e implementação de tarefas que tenham por objetivo desenvolver o Pensamento Algébrico,- Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais.

Procedimentos Metodológicos: O trabalho a ser desenvolvido centra-se na promoção do conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Serão discutidos diferentes entendimentos de Pensamento Algébrico e pensar algebricamente, assumindo a discussão e reflexão de situações da prática (dos participantes e de outrem) um papel central. Partindo de situações da prática discutiremos possíveis respostas de alunos (articulando resultados da pesquisa em Educação Matemática) a algumas tarefas envolvendo as noções centrais a trabalhar no curso, no sentido de promover o desenvolvimento da capacidade de fornecer um feedback construtivo que tenha as produções dos alunos como ponto de partida. Serão preparadas e discutidas tarefas para que sejam implementadas em sala de aula e posteriormente foco de discussão da prática e de formas de a melhorar.

Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas.

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