Conceito de medida na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

R$1.062,21

A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do conceito de medida, abordando temas como: comprimento, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, têm por objetivo último a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos.

SKU: 20007 Categoria:

Descrição

Inscrições: de 16/02/18 a 13/10/19
Data de inicio: 19/10/19
Data de final: 14/12/19
Local: Faculdade de Educação, Campinas SP
Duração:
40 Horas Aula

Ementa: A Medida, noções e ideias base, é um dos temas tradicionalmente pouco discutido na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso pode estar relacionado com a ideia da priorização das fórmulas face ao entendimento dos conceitos, e à falta de formação que permita aos professores uma segurança quanto aos seus próprios conhecimentos sobre esses temas para os abordar em sala de aula. Esta disciplina tem como foco desenvolver o conhecimento especializado e interpretativo do professor, buscando a melhoria da prática centrada no desenvolvimento do conceito de medida, abordando temas como: comprimento, perímetro, área, volume, capacidade, massa, peso e tempo, partindo de situações críticas de sala de aula. Estes focos, articulados com a prática, têm por objetivo último a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos. Objetivo: Preparar tarefas articulando Medidas e elementos da Geometria e Números, – Discutir grandezas, relacionadas com o cotidiano das crianças e uso de instrumentos de medida convencionais e não convencionais, – Discutir tarefas que envolvam as medidas de perímetro, área e volume sem a utilização de fórmulas matemáticas, – Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor partindo das produções dos alunos, – Discutir o uso de recursos para atribuição de significado as Medidas. Procedimentos Metodológicos: Visando promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado dos professores cursistas, serão propostas e discutidas tarefas apoiadas na exploração de materiais, formulação e resolução de problemas passíveis de serem aplicados e compreendidos por alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo do professor serão discutidas respostas críticas ou inesperadas de alunos a tarefas aplicadas em sala de aula, com o intuito de atribuir significado às mesmas e de reconhecê-las como ponto de partida para outras soluções matematicamente corretas. Serão preparadas e discutidas tarefas para a sala de aula que possam promover o desenvolvimento do conhecimento e capacidades dos alunos, sendo o foco das discussões durante essa preparação o conhecimento do professor envolvido (necessário) a uma sua implementação com os alunos. Público-alvo: Professores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores, alunos de pedagogia e/ou de outras áreas.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Conceito de medida na Educação Infantil e nos Anos Iniciais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *