Descrição
Neste curso, a partir de algumas brincadeiras discute-se a necessidade de uma intencionalidade matemática para possibilitar que as crianças desenvolvam os princípios gerais do conceito de todo – algo que é essencial para que se entendam, em particular, as frações, mas também alguns tópicos de Números como seja a comparação.
Implicações para a prática – Após este curso poderemos propor brincadeiras para as nossas crianças que tenham a intencionalidade de que estas entendam a fração de uma forma mais ampla e global
Tipo de curso: auto-instrucional
Estrutura do curso:
- Conhecendo a formadora;
Vamos conhecer a formadora responsável pelo curso
- Apresentando os recursos material dourado e ábaco e discutindo a sua estrutura matemática – potencialidades e limitações;
O início das discussões
- Tarefa motivadora para a sala de aula – tarefa para os alunos;
Tarefa para a nossa sala de aula
- Vídeo-aula discutindo a modelação do algoritmo usando o ábaco;
Vídeo aula onde apresentamos e discutimos o algoritmo da adição e suas modelações associadas aos sentidos da operação
- Discutindo algumas questões potentes;
Questões para desenvolver as especificidades do nosso conhecimento matemático e pedagógico associado ao material dourado e ábaco;
- Propostas de tarefas para a sala de aula;
Tarefas e sua implementação em sala de aula com os alunos
- Sintetizando as aprendizagens;
Texto que discute algumas das especificidades do nosso conhecimento como professores
- Tarefa avaliativa do curso
O que aprendemos? (escolha múltipla)
Avaliações
Não há avaliações ainda.